1

UTAD distingue duas personalidades ligadas ao Douro com Doutoramento Honoris causa

João Nicolau de Almeida e Luís Braga da Cruz vão ser distinguidos com o grau doutor honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A cerimónia de atribuição realiza-se a 29 de maio, no âmbito de uma iniciativa dedicada à “Ciência, Vinho & Território”.
A cerimónia terá lugar na aula magna da Universidade, com a presença de várias personalidades ligadas ao mundo da vitinicultura e está integrada na iniciativa “Ciência, Vinho & Território”, uma organização conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e Câmara Municipal de Vila Real.
A UTAD pretende com a atribuição deste importante grau honorífico homenagear estas duas personalidades pelo contributo que deram ao desenvolvimento da região do Douro, Luís Braga da Cruz enquanto Presidente da CCDRN e personalidade que acarinhou e estimulou iniciativas várias de promoção e defesa do Alto Douro Vinhateiro enquanto património de excelência, e João Nicolau de Almeida enquanto enólogo de referência na região e no país, criador de alguns dos melhores vinhos do Douro e pioneiro em múltiplos projetos.
Com estas duas atribuições, passam a ser 10 as personalidades distinguidas pela UTAD nos últimos 29 anos, a par de Rudolphus Lubbers (1989), António Lobo Antunes (2007), Wei Zhao (2011), Francisco Olazabal (2011), Manoel de Oliveira (2012), Luis Valente de Oliveira (2013) e Comité Olímpico de Portugal (2014).
Ciência, Vinho & Território
O dia 29 de Maio será dedicado ao setor da vitivinicultura, num programa realizado em duas partes. De manhã, na UTAD,  serão apresentados os resultados dos inquéritos realizados no Alto Douro Vinhateiro no âmbito do Projeto Estratégias de Valorização económica do Alto Douro Vinhateiro, inaugurada a Exposição “Territórios do Vinho”, que inclui obras de 20 pintores portugueses contemporâneos, e realizada a cerimónia de atribuição dos dois doutoramentos Honoris causa.
À tarde, o evento continua no Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia –  com a conferência “Ciência, Vinho & Território”, com intervenções de Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N e do Presidente do Institut des Sciences de la Vigne et du Vin da Universidade de Bordeaux, entre outros participantes. Após a conferência,  os participantes terão a oportunidade de provar e degustar vinhos do Douro e alguns pratos elaborados durante o show cooking.
Para mais Informações contactar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação
  +351 259 350 160 | +351 932 148 809 | rorebelo@utad.pt