Dois professores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acabam de publicar uma obra intitulada Eu, Professor, Pergunto, que aborda questões fulcrais no processo actual de ensino e aprendizagem.

Helena Santos Silva e José Lopes, ambos com currículos e anos de longa experiência na formação de professores, estruturaram este livro em torno de 20 perguntas sobre planificação do ensino-aprendizagem, estratégias de ensino e avaliação, propondo assim uma obra muito prática que dê respostas às principais questões e desafios colocados pela profissão docente, pois “ensinar é, e continuará a ser, uma tarefa muito complexa e um desafio permanente”. O livro é destinado aos professores de todos os níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Superior), abrangendo também educadores de infância e alunos de qualquer curso de licenciatura, especialização ou mestrado que habilite para a docência.
Num segundo volume, em preparação pelos mesmos autores, os leitores irão encontrar 18 respostas sobre Necessidades e Capacidades dos Alunos, Gestão da Sala de Aula e Desenvolvimento Profissional do Docente, temas igualmente importantes quer para a aprendizagem, quer para o desenvolvimento da atividade docente.
Inclui a obra ainda um útil glossário geral, um questionário destacável de autoavaliação de competências do professor e ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o Português do Brasil.
Pode consultar aqui um resumo do livro.
Outras publicações dos autores:
– Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o  Jardim de Infância. Um guia  prático para os Educadores de Infância e  para os Pais.  Areal Editores
– A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula. Um Guia Prático para o Professor- LIDEL, Edições Técnicas
– O Professor Faz a Diferença. Na Aprendizagem dos Alunos. Na Realização Escolar dos Alunos. No Sucesso dos Alunos.- LIDEL, Edições Técnicas
– 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Lidel, Edições Técnicas.