Partilhe

[Imprimir]
Um Prémio Extraordinário de Doutoramento, foi atribuído esta semana ao investigador do CETRAD – Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento – Pedro Gabriel Silva pela Universidade de Santiago de Compostela. Este distingue a melhor dissertação de doutoramento do biénio 2011-2012 apresentada na Faculdade de Geografia e História dessa Universidade.  A tese, intitulada “No Rasto da Draga – Exploração Mineira, Depredação Ambiental e Protesto Popular numa Aldeia da Beira Baixa (1912-1980)”, dirigida por Lourenzo Fernandez-Prieto trata, através de uma abordagem metodológica que combinou etnografia, história oral e pesquisa em arquivo, da conflitualidade socio-ambiental numa aldeia da Beira Baixa cujas terras foram sujeitas a exploração mineira a céu-aberto. Na elaboração da tese foi objeto de atenção os processos de construção da memória social a partir da perceção da destruição do meio ambiente durante a primeira metade do século XX e o seu papel no processo de mobilização popular anti-mineira aí ocorrido no pós-25 de Abril. A dissertação, publicada em livro em 2013 na coleção Cultura e Sociedade, da editora 100Luz, combinou aportes teóricos da antropologia e história ambientais e das teorias dos movimentos sociais numa proposta de análise integrada da mobilização social”. 

Apresenta-se a seguir alguns dos prémios obtidos por outros investigadores deste Centro de Investigação: 

LINA LOURENÇO-GOMES – PRÉMIO MELHOR PAPER DA GLOBAL CONFERENCE ON ENERGY AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT  2015
Lina Lourenço-Gomes, docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD, é uma das coautoras do artigo “Using Choice Experiments to Assess Environmemtal Impacts of Dams in Portugal”, galardoado com a distinção de Best Award paper da Global Conference on Energy and Sustainable Development (Coventry University, UK). Aplicando a técnica de escolhas discretas, o principal objetivo do artigo é mensurar o valor monetário dos impactos ambientais decorrentes da atividade das barragens em Portugal, com contribuições significativas para a decisão de localização de futuras barragens. Anexo: Foto 1
LUZIA OCA GONZALEZ – PRÉMIO VICENTE RISCO DE CIÊNCIAS SOCIAIS  2014.
Luzia Oca, docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD, foi distinguida na Galiza (Espanha) com o Prémio Vicente Risco de Ciências Sociais, relativo ao ano 2014. Considerado como o prémio de investigação social mais importante na Galiza, esta distinção é dotada com quatro mil euros e a publicação do livro pela editora “Sotelo Blanco” de Santiago de Compostela. A investigação baseia-se na tese doutoral da autora, “Cabo-verdianas em Burela (1978/2008): Migração, Relações de Género e Intervenção Social”, que constitui o primeiro estudo científico em profundidade sobre a comunidade cabo-verdiana radicada na costa de Lugo. A investigadora baseou o seu trabalho no contacto direto e continuado ao longo de quinze anos com as mulheres migrantes e com as suas famílias na ilha de origem, Santiago de Cabo Verde. O estudo permite, assim, conhecer melhor as posições das mulheres no fluxo migratório que une a ilha de Santiago com a costa de Lugo, através da aplicação de um enquadramento teórico dos estudos migratórios articulacionistas feministas. Anexo: Foto 2
ANA PAULA RODRIGUES – PRÉMIO MELHOR COMUNICAÇÃO DAS XXIII JORNADAS HISPANO-LUSAS DE GESTIÓN CIENTÍFICA  2013 (1)
Ana Paula Rodrigues, docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD, recebeu em Málaga (Espanha) o Prémio de Melhor Comunicação na área de Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos, no âmbito das XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica subordinadas ao tema Bases para Empreender y Gestionar con Racionalidad Economica y Transparencia, realizadas em 2013, com o trabalho “Cultura organizacional, orientação para o mercado, comprometimento organizacional e desempenho: Aplicação a organizações de saúde não lucrativas”. Este artigo propõe um quadro conceptual que explora as relações entre cultura corporativa/organizacional, a orientação para o mercado, o comprometimento organizacional e o desempenho organizacional em organizações de saúde sem fins lucrativos.
ANA PAULA RODRIGUES – PRÉMIO MELHOR COMUNICAÇÃO da TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE  2013 (2)
Ana Paula Rodrigues, docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD, viu distinguida a sua comunicação “Apoio da comunidade residente ao desenvolvimento turístico sustentável: um modelo de equações estruturais aplicado a uma cidade histórica do norte de Portugal”, da autoria de Ana Paula Rodrigues, Isabel Vieira, Carlos Peixeira Marques, Mário Sérgio Teixeira, com o Best Paper Award, em Olhão, na Tourism & Management Studies International Conference de 2014. O artigo resultou de um projeto de investigação no âmbito de uma Tese de Doutoramento em Gestão (UTAD), desenvolvido por Isabel Vieira, que investiga os inter-relacionamentos entre a ligação à comunidade, o envolvimento na comunidade, a gestão do poder público, os benefícios e custos percebidos do turismo e o apoio ao desenvolvimento turístico sustentável, numa aplicação à cidade histórica de Lamego (orientação: Ana Paula Rodrigues e Mário Sérgio Teixeira)
ALBERTO BAPTISTA – PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO EURO-REGIÃO GALIZA / NORTE DE PORTUGAL  2010.
Elementos da equipa do Projeto REAL venceram o III Prémio de Investigação Euro-região Galiza / Norte de Portugal de 2010, uma iniciativa conjunta da Universidade de Vigo e da Nova Caixa Galícia, que visa fomentar e divulgar a investigação sobre a realidade e os problemas da euro-região. O estudo intitulado “A inovação no sector agro-alimentar euro regional” resulta do trabalho realizado no âmbito do projeto e é da autoria de doze investigadores da Rede REAL. Esta equipa transfronteiriça e multidisciplinar é composta por elementos da Universidade de Vigo, UTAD (Alberto Baptista), Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ANFACO-CECOPESCA e Centro Tecnológico da Carne e da Plataforma Tecnológica Galega Agroalimentar (Portugal). Neste trabalho é desenvolvida uma análise da inovação no sector agroalimentar do Norte de Portugal e Galiza, um dos mais importantes da euro-região e essencial para estreitar e potenciar laços de cooperação entre as duas regiões. Numa perspectiva empírica e em contacto direto com a realidade empresarial, científica e governamental, são abordados vários aspectos, desde os mais técnicos, ligados a processos e ao produto, até aspectos de natureza exclusivamente organizativa ou comercial, analisando-se ainda a oferta e procura de serviços tecnológicos agroalimentares da euro-região.
HERMÍNIA GONÇALVES – PRÉMIO EXTRAORDINÁRIO DE TESE DE DOUTORAMENTO  2010-2011
Hermínia Gonçalves, docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD, recebeu o Prémio Extraordinário de Doutoramento (2010-2011) da Universidade de Salamanca. A investigação de doutoramento, subordinada ao tema “Estratégias coletivas de governação local no campo social: alcances e limites, um estudo sociológico comparativo, entre Portugal e Espanha”, segue uma abordagem qualitativa e interpreta a descentralização de competências de ação social, municipalista e regionalista, e o seu impacto em práticas de governação local, coletivas, integradas e participadas, em torno da construção de políticas territorializadas que, conciliem o desenvolvimento local e o combate à pobreza.
CARLA SUSANA MARQUES e CHRIS GERRY – PRÉMIO MELHOR COMUNICAÇÃO XXIV JORNADAS LUSO ESPANHOLAS DE GESTÃO CIENTÍFICA  2014
A comunicação “Teaching entrepreneurship concepts and skills to pre-adolescents: towards a more effective strategy and practice” da autoria de Carla Susana Marques, Ricardo Rodrigues, Chris Gerry e Zailton Miranda, apresentada pela docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD – Carla Marques -foi galardoada com o prémio de ‘Melhor Comunicação da Área Cientifica Docência’ das XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, realizadas em Leiria (Portugal), em 2014.
Este artigo refere-se a uma nova metodologia de ensino do empreendedorismo, através de um jogo didático (tabuleiro), para crianças do 10 aos 15 anos, desenvolvido no âmbito de uma Dissertação de Mestrado em Gestão.
CARLA SUSANA MARQUES – PRÉMIO BEST PAPER IN THE TRACK SERVICE BUSINESS: AN INTERNATIONAL JORNAL (ISI), INTERNATIONAL NETWORK OF BUSINESS & MANAGEMENT JOURNALS (INBAM)  2012
A comunicação “Innovation management capacibilities in rural and urban knowlwdge intensive business services: empirical evidence”, da autoria de Cristina Fernandes, João Ferreira e Carla Susana Marques (docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD) foi galardoada com o prémio de ‘Best Paper in the Track Service Business: an international journal (ISI)’, na International Network of Business & Management Journals (INBAM), realizada em Valência (Espanha), em 2012.
Artigos resultante de um projeto de investigação no âmbito de uma Tese de Doutoramento em Gestão (UBI), desenvolvido pela Cristina Fernandes, em que foram avaliados vários fatores de inovação e gestão estratégica em empresas de serviços de conhecimento intensivo, tendo em consideração o território em que estão inseridas (orientação: João Ferreira e Carla Susana Marques).
CARLA SUSANA MARQUES – PRÉMIO MELHOR COMUNICAÇÃO XXI JORNADAS HISPANO LUSAS DE GESTÃO CIENTÍFICA  2011
A comunicação “Gestão do conhecimento e da inovação. A influência dos knowledge intensive business services (KIBS) nos indicadores de I&D: algumas evidências empíricas Portuguesas” da autoria de Cristina Fernandes, João Ferreira e Carla Susana Marques (docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD) – foi galardoada com o prémio de ‘Melhor Comunicação Portuguesa’ das XXI Jornadas Hispano Lusas de Gestão Científica, realizadas em Córdoba (Espanha), em 2011.
Artigo resultante de um projecto de investigação no âmbito de uma Tese de Doutoramento em Gestão (UBI), desenvolvido pela Cristina Fernandes, em que foram avaliados vários factores de inovação e de gestão de cohecimento em empresas de serviços de conhecimento intensivo, tendo em consideração o território em que estão inseridas (orientação: João Ferreira e Carla Susana Marques).
CARLA SUSANA MARQUES – PRÉMIO MELHOR COMUNICAÇÃO DA WORLD CONFERENCE, INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS  2009
“The dynamics of location of knowledge intensive businesses: an empirical study”, título da comunicação da autoria de Cristina Fernandes, João Ferreira e Carla S. Marques (docente da UTAD e investigadora integrada do CETRAD), apresentada em 2009, na World Conference, International Council for Small Business (ICSB), realizada em Seoul (South Korea), em 2009, foi distinguida com o prémio Best Paper Award, na categoria de ‘PhD student – supervisor in co-authorship’.
Artigo inicial resultante do projecto de investigação no âmbito de uma Tese de Doutoramento em Gestão (UBI), desenvolvido pela Cristina Fernandes, em que foram avaliados vários factores de inovação e localização em empresas de serviços de conhecimento intensivo (orientação: João Ferreira e Carla Susana Marques).
XERARDO PEREIRO E CEBALDO DE LEÓN INAWINAPI – PRÉMIO NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY  2007 (1)
A National Geographic Society (Washington, EUA) valorizou a grande importância do projeto ““Culture and tourism in Kuna Yala – Panama”) apresentado por Xerardo Pereiro e Cebaldo de León, investigadores do CETRAD, pela sua inovação nos seguintes aspetos: a proposta de descrição e interpretação de um modelo de desenvolvimento turístico controlado e definido politicamente pelos próprios indígenas kuna; os aspetos metodológicos do trabalho (trabalho de campo em equipa, a observação intensiva e extensiva por todo o território de Kuna Yala, San Blas – Panamá); a co-investigação antropológica com os próprios kuna; uma etnografia reflexiva e multi-situada sobre o poder do sistema turístico para mudar os sistemas socioculturais; e a reflexão crítica sobre os impactos do sistema turístico, as suas resistências e a sua alerta para a criação de modelos de turismo alternativos. Este prémio reconhece o bom fazer da antropologia na UTAD, colocando esta num alto patamar de prestígio internacional.
XERARDO PEREIRO – PRÉMIO TRIBUNA FITUR DA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO, MADRID / JORGE VILA FRADERA)  2007 (2)
Xerardo Pereiro e Cebaldo de León, investigadores do CETRAD, viram distinguidos o seu trabalho “Los impactos del turismo en Kuna Yala – Panamá. Turismo y cultura entre los kuna de Panamá”, com o Prémio Tribuna Fitur da Feira Internacional de Turismo, em Madrid, em 2007. O júri premiou o estudo exploratório deste trabalho de investigação etnográfica pela sua inovação teórico-metodológica na abordagem do turismo indígena na América Latina. O trabalho foi publicado como livro pela prestigiosa editora Ramón Areces e foi divulgado em todo o espaço ibero-americano. Foi a primeira vez que uns antropólogos ganhavam este prémio de estudos turísticos.
XERARDO PEREIRO – VIII PREMIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM TURISMO “GABRIEL ESCARRER – SOL MELIÁ” 2011 – UNIVERSIDADE DAS ILHAS BALEARES  2011 (3)
Equipa liderada por membros do CETRAD ganhou o VIII Prémio Internacional de Investigação em Turismo “Gabriel Escarrer”, com o trabalho “Los turistores kunas. Antropología del turismo étnico en Panamá”. O prémio de 10.000 Euros mais as despesas associadas com a publicação da obra, foi atribuído ao relatório final do projeto de investigação “Estudo estratégico do turismo em Kuna Yala, Panamá”, sendo de co-autoria de Cebaldo de León e Xerardo Pereiro (CETRAD), Mónica Martínez Mauri (Universidade de Lleida-Catalunya), Yadixa del Valle (Universidade do Panamá) e Jorge Ventocilla Cuadros (Instituto Smithsonian de Investigações Tropicais – Centro de Estudos Latinoamericanos – Panamá). O trabalho vencedor foi publicado como livro –cd-rom pela Universidade das Ilhas Baleares em 2012. Este prémio do campo dos estudos turísticos, ao qual podem concorrer trabalhos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, é um dos mais importantes do mundo.
CHRIS GERRY – PROJECTO GLOCAL PREMIADO PELOS EUROPEAN ENTERPRISE AWARDS  2007
No dia 12 de Novembro de 2007, na fase nacional dos European Enterise Awards, no Centro Cultural de Belém, o projeto GLOCAL, recebeu a ‘medalha de prata’ na categoria ‘Apoio à Iniciativa Empresarial’. O projeto GLOCAL é uma parceria que inclui investigadores do CETRAD, cuja designação “Empresas locais com orientação global” é um repto ao público empreendedor do Norte Interior de Portugal. O projeto, financiado pelo programa EQUAL, foi desenvolvido pela empresa de consultaria SPA – Superação: consultaria, estudos e projectos, em parceria com o CETRAD/UTAD (Chris Gerry), a empresa de consultaria agrária e de formação Alto Fuste, a Cooperativa Cultural Voz de Marão e a associação empresarial NERVIR – Núcleo Empresarial do Distrito de Vila Real. Esta iniciativa, que conta com a colaboração de uma rede muito abrangente de organizações e entidades locais e regionais dos sectores privado, público e sem fins lucrativos, visa promover o empreendedorismo sustentável, inovador e socialmente responsável junto de grupos alvo que, atualmente, enfrentam problemas particularmente difíceis de integração ou reintegração no mercado de trabalho.