[Imprimir]
 

 

O Centro de Gira-Volei da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participou no passado fim-de-semana no campeonato Regional de Gira-Volei e Gira+, realizado Mondim de Basto tendo apurado duas duplas para representar a cidade de Vila Real/UTAD no Campeonato Nacional a realizar nos dias 6 e 7 de Junho em Castelo de Vide.
 
A dupla Mariana Almeida e Matilde Mota João sagraram-se Campeãs Regionais de Gira-Volei ao assegurar o 1º lugar no escalão feminino de 8-10 anos. Já na competição “Gira+”, a dupla Diana Gonçalves e Burcin Kabak (aluna Erasmus na UTAD) sagraram-se também Campeãs regionais no escalão de 19-23 anos, tendo sido apuradas para a fase final nacional, a realizar-se em Castelo de Vide na mesma data, onde irão representar, também, Cidade de Vila Real pelo Centro da Gira-Volei e Gira+ da UTAD.
O Centro de Gira-Volei e Gira+ da UTAD organizou em 2014 o regional de Gira-Volei e Gira+ na UTAD, que contou com a participação cerca de 100 crianças. Pretende-se que, em 2016, seja realizado na Cidade de Vila Real.
Projeto Gira-Volei e Gira+
Este Projeto decorre há 5 anos através de um protocolo, formalizado entre a UTAD e a Federação Portuguesa de Voleibol. Caracteriza-se pelo facto de ser uma atividade para pais e filhos e que tem como objetivo o treino de prática pedagógica. Designado de Centro de treino, neste os alunos de Ciências de Desporto – do 3º ano do Ramo de Jogos Desportivos Coletivos – Voleibol têm a oportunidade de desenvolver competências em contexto real, que permitem a preparação para a sua futura carreira profissional como treinadores, fazendo em simultâneo a ligação à sociedade, através da difusão e transferência de conhecimento.
Da responsabilidade de Vicente João, docente do Departamento de Ciências de Desporto, Exercício e Saúde da UTAD, prevê-se a continuidade nos próximos anos letivos, através de vários protocolos, com outras entidades da cidade de Vila Real, clubes, escolas e associações desportivas, com funcionamento anual entre Setembro e Junho.
Este projeto pretende estimular as crianças para uma prática desportiva saudável a fim de “alcançar uma máxima muito antiga: Corpo são, mente sã”.