“Escola de Campeões”, foi desta forma que o Presidente do Conselho Geral da UTAD, José da Silva Peneda, designou a nova geração de enólogos formados nesta instituição. A denominação deve-se ao facto de a UTAD ter um longo percurso de formação de enólogos com grande sucesso profissional.
Durante a sua intervenção na sessão de abertura da Conferência Ciência, Vinho & Território, no passado dia 29 de maio, Silva Peneda anunciou ainda o apoio destes “campeões” aos jovens finalistas do curso de enologia da UTAD e revelou os nomes dos primeiros mentores.
Francisco Olazabal, da Quinta de Vale Meão, Luís Coelho da empresa Prats e Syminton e João Pedro Ramalho, da Syminton Family Estates serão os primeiros a abraçar este desafio.
Os estudantes finalistas poderão assim ter contato e aprender com os enólogos que estão na origem dos três vinhos que se encontram entre os primeiros lugares da Lista de 2014 da Revista Wine Spectator.
A revelação ocorreu durante a conferência realizada no novo Parque de Ciência e Tecnologia – Regia-Douro Park – situado em Vila Real, que juntou cerca de 100 enólogos, formados pela UTAD, que deram a provar o que de melhor fazem.
O evento pretendeu também reunir agentes políticos, empresários e empreendedores para debaterem questões relacionadas com os desafios da fileira vitivinícola, a viticultura sustentável e a biodiversidade, bem como o trinómio Vinho-Gastronomia-Turismo: um projeto “mobilizador de âmbito internacional”, segundo António Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD.
“Gostava que estivéssemos a assistir ao nascimento de uma nova indústria na região. Uma indústria que vai exigir muito trabalho e incorporação de conhecimento”, reiterou o Presidente da CCDRN, no âmbito deste encontro.
O Regia-Douro Park, apresenta-se como a infraestrutura ideal para o arranque desta nova indústria. Com um custo de cerca de nove milhões de euros, está apta a integrar iniciativa empresarial, investigação, desenvolvimento e tecnologia, condições “essenciais para o futuro da Região”, afirmações de Rui Santos, Presidente do Município de Vila Real na abertura da conferência.
Neste encontro, organizado pela UTAD com o apoio da CCDRN e da Câmara Municipal de Vila Real, que contou com mais de 300 participantes, foi ainda anunciada a criação de uma Carta de Vinhos criados pelos enólogos formados na UTAD. Carta que está a ser concebida pela Designer Rita Rivotti, também ela antiga aluna da UTAD.
Aliar o vinho à gastronomia foi também o objetivo deste evento, que contou com um show cooking da responsabilidade do Chef Luís Portugal e com uma prova de vinhos onde foi possível provar e degustar mais de 60 criações com a marca Douro.