Mais de 600 pessoas estiveram no Pavilhão Municipal de Vila Real, a 6 de maio, para assistir a uma mostra pública do trabalho desenvolvido junto da comunidade por alunos do Curso de Reabilitação Psicomotora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O evento, gratuito e aberto à comunidade, pretendeu mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos, ao nível da prevenção, reeducação e reabilitação ou terapia, junto dos participantes no programa, com vista ao aumento da autonomia e qualidade de vida, essenciais ao desenvolvimento e incremento das suas capacidades cognitivas e motoras. Estas atividades, são desenvolvidas em instituições de caráter educativo e social, envolvem crianças em idades pré-escolar e escolar, jovens com deficiência intelectual e população idosa.
Neste encontro estiveram presentes alunos e utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real, do Centro Escolar de Mouçós, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, do Centro Social e Paroquial de Mateus e de Santa Eulália/Cumieira, do Jardim Encantado, da Nuclisol – Jean Piaget, do Projeto Homem – Caritas Vila Real e da RAN – Clínica de Recuperação de Alcoólicos e Narcóticos, instituições onde foram desenvolvidos trabalhos de campo, em contexto prático.
Foi um dia onde se provou a união e colaboração entre a UTAD e as instituições parceiras, nesta área de intervenção. O feedback dos diretores das instituições foi muito positivo, tendo sido reforçado de que estes eventos devem ser realizados com frequência por forma a promover a partilha de conhecimento e práticas psicomotoras. Foi ainda reforçada a importância da intergeracionalidade nas relações pessoais e sociais.