Foto: Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD

No passado dia 07 de Maio de 2015 foi devolvido à Natureza um falcão-peregrino (Falco peregrinus) em Samardã (Vila Real).
Esta ave ingressou com fratura de uma das asas, em final de Dezembro de 2014, após ter sido encontrada num galinheiro de um particular e encaminhada pelo SEPNA da Régua até ao CRAS HVUTAD.
O seu processo de recuperação incluiu estabilização da fratura, tratamento de suporte, alimentação adequada e, numa fase posterior, treino de voo e de caça recorrendo à arte da falcoaria. Passados cinco dias este falcão-peregrino foi reencontrado próximo do local da libertação, demonstrando uma enorme capacidade de voo.
DEVOLUÇÃO À NATUREZA DE UM AÇOR (Accipiter gentilis)
No passado dia 12 de Maio foi devolvido à Natureza um açor (Accipiter gentilis) no Lugar da Estrada, Vila Real.
Esta ave, ainda juvenil, chegou até ao CRAS-HVUTAD no início do mês depois de ter sido encontrada à beira da estrada. Apresentava sinais de um embate recente e hemorragia pulmonar.
 O seu tratamento consistiu apenas em repouso, alimentação adequada e treino de voo, recuperando rapidamente a sua boa forma física.
DEVOLUÇÃO À NATUREZA DE UM CÁGADO-MEDITERRÂNICO (Mauremys leprosa)
No passado dia 14 de Maio de 2015 foi devolvido à Natureza um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no rio Corgo (Vila Real). Este animal foi entregue ao CRAS HVUTAD por um particular que o tinha encontrado a atravessar a estrada. Após exame clínico não se encontrou qualquer tipo de lesão ou alteração, pelo que no dia seguinte foi devolvido à natureza.
DEVOLUÇÃO À NATUREZA DE UMA ÁGUIA-D’ASA-REDONDA
No dia 29 de Maio de 2015, foi devolvida à Natureza uma águia-d’asa-redonda (Buteo buteo) em Mondim de Basto.Esta ave, após ter passado por um período de recuperação no CRAS-HVUTAD, que incluiu alimentação adequada e treino de voo e de caça, ficou finalmente apta a ser devolvida ao habitat natural.
Esta actividade foi integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança, organizadas pela GNR de Vila Real. Contou com a presença dos alunos do 1º Ciclo Escolar de Mondim de Basto e com as equipas da GNR de Vila Real, incluindo o SEPNA​
Saiba mais em [VER​]