Realizou-se nos dias 26 e 27 de maio a 19ª edição da Feira de Minerais, Rochas e Fósseis do Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta feira esteve patente no edifício de Geociências, onde se localiza o Museu de Geologia Fernando Real. No dia 26, Museu e Feira estiveram abertos ao público permitindo a todos conhecer as últimas novidades existentes no Museu, assim como visitar a exposição temporária num horário alargado.
Esta feira, sempre muito aguardada por alunos e colecionadores de fósseis ou de minerais e demais interessados, é uma oportunidade para adquirir, trocar ou simplesmente admirar peças cuja origem pode estar nos antípodas da nossa região. Aqui poderão conhecer minerais provenientes das mais diversas origens que “farão as delícias dos mais exigentes”. Caso dos fósseis com as suas “espetaculares” trilobites (de Valongo ou de Marrocos), dos ovos de dinossauro (dos desertos da Mongólia ou da Argentina), entre muitos outros espécimes, que despertarão o interesse dos paleontólogos amadores e do público em geral.
Também outros artigos como colares, anéis e outros objetos decorativos, feitos nas mais diversas e matérias-primas de origem geológica, estiveram também em exposição e foi possível encontrar pequenas amostras de coleção, assim como adquirir peças mais raras ou mesmo peças únicas.
Com esta iniciativa, o Museu de Geologia procura promover áreas científicas como a Mineralogia e a Paleontologia e dar a conhecer o Museu à comunidade.