A candidatura do Centro de Investigação de Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) a “Projetos Inovadores no Domínio Educativo” da Fundação Calouste Gulbenkian foi aprovada com um financiamento total de 27.300€.
O projeto com o título “Introdução à teoria dos sistemas complexos através do jogo de futebol” decorrerá na Universidade de Évora, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na Universidade da Beira Interior.
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um livro digital, que facilite a aprendizagem da teoria dos sistemas complexos, usando a aprendizagem do jogo de futebol. Serão usados dados capturados através de sistemas de posicionamento e de vídeo aéreo durante jogos simulados, que serão depois apresentados para ilustrar diversos conceitos como a auto-organização, emergência ou entropia.
O livro apresentará duas secções distintas, a primeira constituída pela abordagem de conteúdos relacionados com os sistemas complexos através de exemplos provenientes da captura de posicionamento e de vídeo aéreo durante situações práticas do jogo de futebol. A segunda, com a concretização destes conceitos, apresentado a sua aplicabilidade para a avaliação e controlo da aprendizagem de uma tarefa complexa, como é a prática do futebol.
O Projeto será desenvolvido pelo Grupo CreativeLab, integrado no CIDESD.