1

Investigadores apresentaram estudo sobre a relação dos usos do solo e os transportes

Foto: Entrada UTAD
Uma equipa de investigadores, integrada por docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Ricardo Bento), da Universidade da Lisboa (David Vale) e da Universidade do Algarve (Manuela Rosa), apresentaram a 5 de Junho, num seminário internacional, que decorreu na Biblioteca Nacional em Lisboa, os resultados do Projeto InLUT sobre a relação dos usos do solo e os transportes em cidades de média dimensão.
O seminário, intitulado InLUT – Integration of Land Use and Transport in Medium-sized Cities”, contou com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento de Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, e do Diretor-Geral da Direção-Geral do Território, Rui Amaro Alves, entre outras personalidades do mundo científico.
O projeto de investigação InLUT, de que a UTAD é instituição proponente, tem como objetivo compreender a interação existente entre o uso do solo e os transportes e como é que estes se integram nas cidades de média dimensão, e as suas consequências para os hábitos e padrões de viagem. É assumido que as cidades de dimensão média têm características específicas que as distinguem das cidades de grande dimensão, causando assim, padrões de mobilidade específicos nessas cidades.
Tomando como casos de estudo as cidades de Castelo Branco, Faro, Santarém e Vila Real, o objetivo do projeto é compreender de forma aprofundada como estas questões se interrelacionam nestas cidades, no sentido de encontrar referências e orientações para políticas integradas de uso do solo e transportes para promover padrões de mobilidade sustentável para essas realidades.