1

INESC TEC e UTAD organizam conferência em parceria com o Fraunhofer FIT

A conferência “Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion” (DSAI2015), organizada por investigadores do INESC TEC e da UTAD em parceria com o Fraunhofer FIT, decorreu em Sankt Augustin, Bona (Alemanha), entre os dias 10 e 12 de junho.
Os investigadores INESC TEC e docentes da UTAD, João Barroso, Hugo Paredes, Vítor Filipe, Paulo Martins, Tânia Rocha, Hugo Fernandes e André Sousa estiveram envolvidos na organização do evento.
O evento contou com a presença de cerca de 70 participantes de diferentes países e quatro keynote speakers: Vicki Hanson do Rochester Institute of Technology e University of Dundee, Christian Bühler da TU Dortmund, Leontios Hadjileontiadis da Aristotle University of Thessaloniki e Luís Carriço da Universidade de Lisboa.
O tema chave da conferência foi tecnologias da informação e comunicação orientadas às pessoas com necessidades especiais. É importante que todos possam ter as mesmas oportunidades no que diz respeito à acessibilidade e aos benefícios que podem advir do uso da tecnologia. Desta forma, pretende-se eliminar o fosso existente entre o utilizador comum e os utilizadores com necessidades especiais, como por exemplo utilizadores de terceira idade ou portadores de deficiência.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC e UTAD.
Fonte: INESC TEC