Foto: Estudantes de Comunicação e Multimédia da UTAD estão nomeados para os Prémios Sophia Estudante
[Imprimir]
 Um projeto que vence agora um prémio europeu e que tinha sido já distinguido pelo Prémio Douro Empreendedor em 2013
O projeto DUORUM VINHOS S.A. foi o vencedor europeu do prestigiado prémio ANDERS WALL, pelo melhor projeto de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rural.
Este prémio com 13 anos de existência é promovido por diversas entidades, entre elas “Anders Wall Foundation”, “Friends of the Countryside”, “DG Environment European Comission” a e “Swedish Royal Forestry and Agriculture Academy”, galardoando anualmente o projeto europeu que melhor tenha “contribuído de uma forma positiva para o desenvolvimento rural sustentável, preservação da paisagem, promoção da biodiversidade e que potencie a economia rural da comunidade europeia”. O prémio é atribuído a modelos de gestão empresarial com impacto a nível local, nacional e europeu.
O projeto DUORUM surge da vontade de dois reconhecidos enólogos, João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, de desenvolver um projeto vinícola exclusivamente dedicado ao Douro, que se materializa em reconhecidas marcas como “Tons de DUORUM”, “DUORUM Colheita”, “DUORUM Reserva”, “DUORUM O. LEUCURA” e “DUORUM Porto Vintage”.
Iniciado em 2007, o projeto DUORUM sempre manifestou preocupações ambientais no que respeita à preservação da orografia e paisagem ancestral da Região Demarcada do Douro (Património Mundial), à inclusão no meio sócio-económico desfavorecido onde se insere, contribuindo para a criação de emprego, atração de visitantes, regeneração do património vitivinícola e ainda à preservação das diversas espécies de avifauna raras e ameaçadas presentes na propriedade, contribuindo desta forma para os objetivos europeus da rede de parques e áreas protegidas no âmbito da Natura 2000.
Como resultado desta gestão exemplar, a DUORUM aderiu já em 2012 à Iniciativa “Business&Biodiversity”, que consiste num conjunto de empresários a nível europeu que desempenham a sua atividade tendo em consideração a preservação das espécies e da natureza. Esta adesão representa na íntegra os objetivos do Grupo João Portugal Ramos Vinhos, que adotou estas políticas ambientais há vários anos.
Depois de em 2008 receber o Prémio Empreendedorismo e Inovação pelo Ministério da Agricultura, em 2012 e 2013 ter recebido os galardões Empresa do Ano e Viticultura do Ano pela Revista de Vinhos, e o prémio Douro Empreendor pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, este é o primeiro reconhecimento internacional do Projeto, atribuído por entidades Europeias.
Mais um destacado prémio arrecadado pelo sector vinícola e por empresários portugueses.
Veja a reportagem SIC sobre este projeto [VER​]
Fonte: J. PORTUGAL RAMOS VINHOS SA