Cerimónia aprovação do Projeto: Sérgio Jiménez (UEM); Nuno Leite (UTAD); Florentino Pérez (RM) e Jaime Sampaio (UTAD)

O projeto CreativeTalent, uma parceria entre investigadores da Universidade Europeia da Madrid (UEM), Universidade Politécnica de Madrid e da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – CreativeLab/CIDESD, foi aprovado pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid com um financiamento total de 6.000€.

O projeto, coordenado pelos investigadores Sérgio Jiménez (UEM) e Jaime Sampaio (UTAD), tem como objetivo “implementar e testar programas de treino da criatividade em simultâneo com a criação de ambientes inteligentes que potenciem o desenvolvimento do talento no desporto”.
Em Vila Real, esta fase funcionará com recurso ao Talentódromo, estrutura de desenvolvimento de talentos desportivos, apoiado também pela Câmara Municipal de Vila Real.
Da equipa que levará a cabo o projeto fazem parte, também, o docente e investigador da UTAD, Nuno Leite e diversos bolseiros financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que têm já produzido trabalho substancial nestes domínios do treino desportivo.
O suporte científico das atividades é realizado com equipamentos e tecnologia avançada, disponíveis no CreativeLab e no TalentLab da UTAD. Numa fase posterior, serão também investigados os processos de transferência do talento no desporto para contextos laborais e escolares.
A cerimónia de atribuição de financiamento dos projetos aprovados pela cátedra da Escola Universitária do Real Madrid realizou-se a 9 de junho no estádio Santiago Bernabéu com a presença de Florentino Pérez e do diretor da Cátedra e prémio Nobel, Mário Vargas Llosa.
Para mais informações contatar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação
259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt