1

Ciclo de SPIDs em Ciências Económicas e Empresariais – 1ª edição

 

Ao longo do 2º semestre de 2014-2015 decorreu a primeira edição do Ciclo de Seminários Permanentes em Investigação e Desenvolvimento (SPIDs) dedicada ao processo de investigação na área das Ciências Económicas e Empresariais. Esta iniciativa foi organizada em conjunto pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), no âmbito da sua linha temática de investigação “Dinâmicas Económicas e Coesão Socio-Territorial”, e pelo Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais. Este ciclo de seminários teve como objetivo principal divulgar e partilhar experiências sobre a investigação realizada no âmbito das dissertações de Mestrado defendidas em 2014.
 
O programa incluiu a realização de quatro SPIDs na UTAD sobre temáticas diversificadas e de grande relevância no contexto atual:
1º SPID – 25 de fevereiro às 16:00 | Auditório de Ciências Florestais
O Papel do Compromisso dos Gestores para a Exportação na Criação de Comportamentos e Competências Organizacionais Relevantes para a Internacionalização e para a Performance
Tânia Gonçalves
2º SPID – 12 de março às 17:00 | Sala 2.18 Polo II da ECHS
Sustentabilidade Financeira das Cooperativas Oleícolas da Região da DOP “Azeite de Trás-os-Montes”
Ânia Teixeira
3º SPID – 20 de março às 11:00 | Auditório de Ciências Florestais
Inovação na Indústria Portuguesa de Calçado
Rolando Vaz
4º SPID – 23 de abril às 16:00 | Auditório de Ciências Florestais
Dinâmicas das Taxas de Desemprego na Área do Euro
Daniela Carvalho
O balanço final desta 1ª edição é extremamente positivo, tendo em conta a ampla participação e debate gerados em cada um dos seminários por parte dos alunos e docentes. Importa, assim, dar continuidade a esta iniciativa no futuro de uma forma regular.