Foto: Águia

Partilhe

[Imprimir]
A 5 de junho foi devolvido à Natureza um milhafre-preto (Milvus migrans) no Parque Biológico da Serra das Meadas, Lamego. Esta ave tinha sido encontrada ferida por um particular e, após ter passado por um período de recuperação que incluiu alimentação adequada e treino de voo e de caça, estava finalmente apta a ser devolvida ao habitat natural. Esta devolução contou também com a presença das equipas da GNR de Lamego, incluindo o SEPNA. 
A 13 de junho foi devolvido à Natureza um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) no rio Corgo, em Paredes (Vila Real). Este animal foi entregue ao CRAS HVUTAD por um particular que o tinha encontrado a atravessar a estrada. Após exame clínico não se encontrou qualquer tipo de lesão ou alteração, pelo que no dia seguinte foi devolvido à natureza.
A 19 de junho, foram devolvidos à Natureza dois milhafres-pretos (Milvus migrans) no Jardim de Infância de Andrães, Vila Real. Um dos milhafres foi entregue por um particular e apresentava ferimentos numa das asas. A sua recuperação passou por tratamento das feridas e treino de voo e de caça. O outro milhafre foi entregue pela equipa do SEPNA de Vila Real, o qual não apresentava qualquer tipo de ferimentos. A sua recuperação baseou-se essencialmente em treino de voo e de caça. Nesta devolução estiveram presentes alguns alunos do Jardim de Infância de Andrães e o particular que nos fez chegar um dos milhafres.
A 22 de junho foi devolvida à Natureza uma rola-turca (Streptopelia decaocto) no Jardim de Infância de Borbela, Vila Real.Esta ave tinha sido encontrada por um particular, apresentando ao exame físico alterações neurológicas compatíveis com traumatismo craniano, provavelmente por ter colidido com alguma infraestrutura. A sua recuperação consistiu num período de repouso e alimentação adequada, ao qual se seguiu uma fase de ambientação e musculação numa câmara exterior.
Aqui poderá ver vídeos e fotografias das libertações [VER​]