A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai constituir o Observatório Permanente do Abandono Escolar e da Promoção do Sucesso Escolar, um projeto que conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e visa diminuir o abandono escolar prematuro.
“Há, na UTAD, uma maior sensibilidade para as taxas de abandono e insucesso escolar face a metas europeias e nacionais. Para tal, este observatório será orientado para a sinalização, acompanhamento, elaboração de propostas de minimização dos riscos de abandono e promoção do sucesso escolar”, afirma o reitor da UTAD António Fontainhas Fernandes.
Tendo como objetivo minimizar o risco da saída prematura de alunos, estão previstas ações de monitorização do abandono, mediante a sinalização de alunos em situação de risco, aconselhamento e identificação de soluções para evitar o abandono.
Uma das medidas a implementar no ano letivo de 2015-2016 passa pelo envolvimento de estudantes mais experientes, de docentes e dos diretores de curso na semana de integração dos novos estudantes, para os acompanharem neste período, bem como aos seus familiares. Durante esta semana, a Universidade vai oferecer um conjunto de iniciativas de natureza multidisciplinar, no sentido de valorizarem competências de comunicação, novas tecnologias, empreendedorismo e práticas ambientais e culturais.
Facilitar o acesso a informação pertinente, como serviços de ação social, apoio médico e psicológico, modalidades desportivas e culturais, saídas profissionais entre outras, estão também incluídas nestas medidas. Importa que os novos alunos conheçam os elementos da academia que nos próximos anos serão decisivos para o seu futuro, estando previstas sessões com elementos da reitoria, apresentação do Reitor, Diretores de Curso Professores e Colegas, privilegiando a proximidade entre professor e aluno, fundamental para aumentar o sucesso escolar.
A preocupação com o bom acolhimento e a integração dos novos estudantes não se restringe apenas ao início do ano letivo. Está previsto um inovador Programa de Tutoria para novos estudantes, com o objetivo de os ajudar a fazer face às dificuldades que a transição entre o ensino secundário e o ensino superior coloca. Este programa será implementado nos dois primeiros anos letivos, visando promover a integração na vida académica e o sucesso escolar. No seu âmbito, grupos de estudantes serão acompanhados por professores que sinalizarão situações académicas com sinais de risco, ou outras, para as quais ajudarão a encontrar soluções. O programa de tutoria terá formação extracurricular, que conferirá competências e que tornarão os estudantes mais capazes para fazer face às dificuldades da vida académica e, no futuro, da vida profissional.
Também a melhoria e a adequação da oferta formativa oferecida no primeiro ano, passa a ter uma maior participação de estudantes, através da avaliação obrigatória do funcionamento das unidades curriculares.