Potenciar o reingresso de jovens estudantes que interromperam os seus estudos no ensino superior é o desafio deste programa.

Estudantes com menos de 30 anos, que tenham desistido dos seus ciclos de estudos cursos e estejam desempregados, têm agora a oportunidade de regressar ao Ensino Superior para completarem a sua formação, com apoio financeiro.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lança o desafio aos estudantes, abandonaram um ciclo de estudos antes da sua conclusão, a completarem a formação anteriormente iniciada ou a frequentarem uma nova formação.
A Bolsa Retomar tem um valor financeiro de 1200€/ano para comparticipação nos encargos com a frequência do curso. Os estudantes abrangidos beneficiarão também de um plano de acompanhamento individual.
Os candidatos a esta Bolsa devem estar inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. No caso de nunca terem trabalhado, devem apresentar uma declaração da Segurança Social comprovativa de que nunca efetuaram descontos.
Os interessados devem  submeter o requerimento de atribuição da Bolsa Retomar até 31 de Julho, no sítio oficial da DGES.
Mais informação [VER​]