1

Alunos de Engenharia Florestal da UTAD colaboram em projetos no Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, alunos de Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) são chamados a participar em inventários florestais no estado da Bahia, no Brasil. Esta colaboração decorre de um protocolo estabelecido entre a UTAD e a empresa Greenwood Management, responsável por projetos florestais em vários países.
Sendo da responsabilidade do departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD a coordenação científica dos trabalhos de inventário florestal, esta cooperação com a Greenwood Management revela-se muito frutuosa e abre perspetivas animadoras para o futuro.
Os alunos da UTAD que vêm participando nas ações florestais no Brasil, beneficiando de uma estadia de três meses, têm obtido experiências profissionais e de vida que os próprios não se cansam de enaltecer. Neste momento a prepara-se para partir para o Brasil o 4º aluno selecionado de Engenharia Florestal da UTAD, André Rosas.
Assinale-se que os conhecimentos adquiridos na sua formação académica na UTAD têm sido fundamentais para que o desempenho destes alunos seja reconhecido pela qualidade do trabalho desenvolvido. Daí que esteja em perspetiva a ampliação do acordo com a Greenwood Management para outros projetos que a empresa tem vindo a desenvolver no Canadá. Alarga-se, pois, o campo de experiências, numa região tropical e numa outra boreal, o que vem lançar desafios diferenciados e simultaneamente motivantes aos alunos de Engenharia Florestal da UTAD.