A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade do Minho (UM) promoveram, no passado dia 14 de Julho, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Penafiel, a apresentação pública do “Plano de Ação para Definição e Estruturação do Sistema de Transportes Intermunicipal da CIM-TS”, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

Vivem-se tempos de mudança na área dos transportes, nomeadamente perante o cenário de descentralização das competências de organização e contratualização dos serviços de transporte público para as autarquias ou para as Comunidades Intermunicipais.
A CIM -TS, atenta às novidades e às especificidades do seu território, entendeu assim elaborar um Plano de Ação que estabelecesse uma estratégia própria de organização do transporte público supramunicipal, procurando assim ganhos de escala e de eficiência do serviço. Para além do transporte regular, também o transporte flexível para territórios de baixa densidade são contemplados neste Plano, preparando assim os municípios para o programa de incentivo que o governo tem em preparação, designado “Portugal Porta-a-Porta”.
O Plano foi coordenado pelos professores Ricardo Bento, da Universidade de Trás-os-Montes, e Paulo Ribeiro, da Universidade do Minho. O evento contou ainda com as intervenções de Artur Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD e de José Mendes, Vice-Reitor da Universidade do Minho e presidente da UM-Cidades, que versaram sobre o papel das universidades no apoio ao desenvolvimento regional, no quadro das oportunidades associadas ao Portugal 2020.
 Saiba mais sobre este projeto [VER​]