A UTAD e Liga dos Amigos do Hospital de S. Pedro de Vila Real assinaram a 29 de Julho um pro-tocolo de cooperação que visa integrar estudantes do Banco de Voluntariado da UTAD no Corpo de Voluntários da Liga, a fim complementar a sua formação humana e académica, em ambiente de trabalho e participar num  programa de atividade de reabilitação ocupacional e de companhia aos doentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Pretende-se, também, sensibilizar a comunidade académica para a importância da prática do voluntariado, evidenciando que, além de lhes permitir o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, em ambiente de trabalho, estas ações contribuem para o bem-estar dos destinatários, especialmente para a humanização da prestação de serviços de saúde.
O protocolo estabelece as condições gerais da atividade de voluntariado, que será desenvolvida nas áreas de reabilitação ocupacional e companhia aos doentes, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelos estudantes voluntários inscritos no Banco de Voluntariado da UTAD que aceitem participar nesta iniciativa específica.
No seu âmbito, compete à Liga formar os voluntários e integrá-los no seu Corpo de Voluntários e, em articulação com o Corpo Clínico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, coordenar o exercício da sua atividade.
A atividade de voluntariado será orientada por um plano elaborado pela Liga e pelo responsável do Banco de Voluntariado da UTAD,  a cargo de Vera Medeiros, do Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa (GAIVA).