No âmbito da Unidade Curricular de Biomateriais II oito alunos do 3º ano do 1º ciclo em Bioengenharia, uma aluna do 2º ano e uma antiga aluna da mesma licenciatura realizaram a 1 de julho uma visita de estudo ao Instituto de Ciencia de Materiales de Barcelona (ICMAB), situado no Campus de Bellaterra da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), em Barcelona (Espanha).

Foram acompanhados pelos docentes responsáveis pela lecionação desta Unidade Curricular, Verónica de Zea Bermudez, do Departamento de Química, Marco Naia do Departamento de Física, Rosa Rego e Cristina Gonçalves, do Departamento de Química e responsáveis pela lecionação da Unidade Curricular de Química Geral desta licenciatura.
O programa da visita de estudo contou com a apresentação dos trabalhos realizados por vários investigadores pertencentes às principais linhas de investigação do ICMAB, seguida de visitas aos laboratórios:
Dr. Marti Gich “Nous materials per sensors”
Dr. Ana López Perialgo “Supercritical CO2 as a tool for materials preparation”
Dr. Francisco Xavier Muñoz Pascual “Industrial biosensing and sectors”
Dr. Gerard Tobias “Carbon nanomaterials for theragnostic applications”.
O ICMAB é um instituto de investigação do CSIC com mais de 25 anos de existência centrado em investigação fundamental e aplicada. O principal objetivo deste instituto é gerar novo conhecimento em ciência de materiais e transferir este para a sociedade, em particular para a indústria do Espaço Europeu da Investigação. Atualmente, o Instituto realiza investigação de ponta nas áreas de ciência de materiais e nanociência-nanotecnologia.
No ICMAB trabalham cerca de 220 pessoas, das quais 58 são investigadores permanentes. Um grande número de investigadores do ICMAB participa ativamente no Mestrado em Ciência dos Materiais e Nanotecnologia e na Licenciatura em Nanociência e Nanotecnologia da UAB. As quatro áreas estratégicas do ICMAB são:
1. Materiais para as ciências da informação e da eletrónica.
2. Materiais para energia e meio ambiente:
3. Biomateriais para a libertação de fármacos, terapia, diagnóstico e deteção.
4. Metodologias para a ciência e nanotecnologia de materiais.
O ICMAB está plenamente integrado no Barcelona Nanocluster de Bellaterra (BNC-b), uma rede virtual da UAB integrada no Parc de Recerca de la Universitat Autònoma de Barcelona (PRUAB), cujo objetivo, entre outros, é o de partilhar equipamento científico avançado e promover e divulgar a nanociência e a nanotecnología. Encontra-se vinculado ao ICMAB o Sincrotrão Alba, a instalação científica singular mais importante do sudoeste da Europa, situada a cerca de 3 km.
Dr. Núria Aliaga-Alcalde/Arántzazu González-Campo “Functional molecules and their immobilization on surfaces toward the development of nanodevices”
Dr. Imma Ratera “Molecular Materials for Nanomedicine and Cell Guidance”.
A deslocação foi parcialmente suportada pela ECVA.