[Imprimir]

Decorreu a 23 julho, em Felgueiras, a gala de entrega de prémios da primeira edição do Concurso “Tâmega e Sousa Empreendedor, onde as ideias acontecem”.
 
A UTAD esteve desde a primeira hora na idealização e operacionalização da rede de apoio às iniciativas empresariais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, denominada Rede “Tâmega e Sousa Empreendedor“, que compreende os municípios de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Cinfães, Resende, Felgueiras, Penafiel, Paços de Ferreira, Celorico de Bastos, Castelo de Paiva e Lousada.
A primeira grande iniciativa desta rede traduziu-se num Prémio que visa destacar as boas ideias de negócio da região, as empresas consideradas como bom exemplo, assim como a criatividade regional (quer nas ideias de negócio, quer na expressão fotográfica). As candidaturas decorreram de 14 de Janeiro a 17 de Abril 2015.
Este prémio divide-se em duas grandes categorias: “Empresarial” (subdividida em três tipos: “Ideias Inovadoras”, para ideias de negócio; “Empresas Criativas”, para empresas até três anos de vida; e “Empresas Dinâmicas”, para empresas com mais de três anos de vida) e “Criatividade” (fotografia sob o tema “Tâmega e Sousa único”).
A UTAD foi responsável pela estruturação e definição dos critérios deste prémio, nomeadamente pela elaboração dos regulamentos, dos formulários de candidatura, pela assessoria às reuniões dos dois júris de seleção e  premiação, bem como pela análise técnica das candidaturas, não premiadas, as quais vão beneficiar de um apoio mais direto da Rede.
A sessão de entrega de prémios decorreu na Casa das Artes em Felgueiras, e contou com um debate sobre o tema “Inovação e Empreendedorismo no Portugal 2020”, no qual participou Artur Cristóvão, Vice-Reitor da UTAD, que também entregou um dos doze prémios atribuídos
Foram premiados doze projetos (três em cada categoria), entre um total de mais de quatrocentas candidaturas. O conjunto de prémios a concurso teve um valor de 31 mil euros.
O encerramento da gala de entrega de prémios esteve a cargo do Ministro da Economia que também presidiu à cerimónia.