A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) deu ontem, dia 14 de setembro, as boas vindas aos novos estudantes através de diversos atos académicos e culturais que ocuparam o campus em praticamente todos os seus espaços.
“Obrigado por terem escolhido a UTAD” – assim se referiu aos novos alunos o Reitor, Fontainhas Fernandes, na cerimónia de boas vindas na Aula Magna, onde realçou o clima de proximidade que existe na instituição e expôs os traços fundamentais da Universidade, desde o jardim Botânico enquanto marca identitária, aos caminhos a seguir para solucionar problemas, como sejam o recurso aos apoios que a Ação Social assegura.
“A UTAD não é apenas um local onde se vem obter um curso, mas um espaço onde se vem em busca de um sonho que está para além da formação” – afirmou o Reitor, para acrescentar: “Queremos ajudar a cumprir os vossos sonhos, o principal de todos é sair daqui com um emprego”.
Esse sonho “tem de ser pensado à entrada, e na UTAD existe ajuda para preparar a concretização das vossas ideias”, realçou ainda o reitor, lembrando o papel da incubadora de empresas sedeada no campus: “A nossa grande bandeira é ter este campus como um espaço empreendedor”.
Ao longo do dia, os novos alunos tiveram ainda visitas guiadas pelos vátios espaços do campus universitário, laboratórios, departamentos e zonas de convívio, acompanhadas por diretores de curso e presidentes das respetivas escolas, puderam assistir a debates sobre a praxe, sarau cultural e mega aula de zumba, entre outros atos de integração.