Três alunos de mestrado em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foram distinguidos com bolsas de doutoramento Marie Curie para desenvolveram as suas investigações em diversas universidades europeias.
Os três jovens, Ricardo Monteiro, Catarina Marinho e Tiago Santos, de mérito curricular excelente, integram, na UTAD, o grupo de investigação em Genómica Funcional e Proteómica, liderado por Gilberto Igrejas, docente e investigador do Departamento de Genética e Biotecnologia, e ganharam agora a oportunidade de alargarem as suas experiências científicas a outras universidades de referência. Refira-se que este grupo de investigação desenvolve na UTAD um trabalho centrado na utilização de ferramentas ómicas, em particular da genómica e proteómica, ao nível da genética molecular e biotecnologia de diversas espécies vegetais, animais e microbianas.
A obtenção da prestigiada bolsa Marie Sklodowska Curie Innovative Training Network representa o grande sonho na carreira de qualquer jovem investigador. O Ricardo Monteiro trabalhará 17 meses em Clermont-Ferrand (França) e 19 meses em Siena (Itália), por sua vez, a Catarina permanecerá 18 meses Université de Bourgogne (França), com destacamento de 3 meses na University of Southern Denmark (Dinamarca) e 18 meses National University of Galway (Irlanda), com destacamento na Wageningen University (Holanda). Quanto ao Tiago Santos estará a quase totalidade do projecto no INRA em Clermont-Ferrand (França) com destacamento de 3 meses na Université de Bourgogne (França).