A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desenvolveu um protótipo de uma aplicação móvel, designada “MyCarMobile”, destinado a facilitar a comunicação de surdos com os serviços de Assistência em Viagem. Trata-se de um processo inovador que procura soluções mais eficientes para ajudar estes cidadãos a ultrapassar as dificuldades de comunicação com os serviços de assistência.

Os responsáveis deste estudo, mediante o resultado de inquéritos e análise das aplicações móveis de assistência em viagem mais relevantes que atualmente existem, têm verificado que as soluções em vigor para comunicação de pessoas surdas não são eficientes. As pessoas surdas enfrentam sérios problemas de comunicação especialmente quando, durante uma viagem, ficam imobilizadas na estrada devido a qualquer avaria no carro ou acidente, e necessitam de chamar a assistência em viagem.

Para este trabalho, a UTAD assinou um protocolo com a Associação de Surdos do Porto, ao abrigo do qual foi possível realizar inquéritos, pesquisas e estudo de caso, que permitiram aos investigadores chegar a um protótipo adequado às reais necessidades. O mais recente contributo académico neste âmbito resultou numa dissertação de mestrado em Engenharia Informática de Diogo Filipe Pereira Soares, sob a orientação dos docentes da UTAD Hugo Paredes e Benjamim Fonseca, com a colaboração de Tânia Rocha também docente da UTAD, onde se apresentam testes de usabilidade ao protótipo “MyCarMobile”, a fim de validar a aplicação móvel através da experiência com utilizadores da comunidade surda.

Segundo Hugo Paredes, um dos investigadores envolvidos na criação do MyCarMobile, este protótipo fornece uma interface de intermediação iconográfica para relatar os sinistros rodoviários, sem envolver áudio, tornando assim o processo acessível a pessoas surdas ou limitações de comunicação verbal, que podem fazer o relato seguindo fluxos, com os simples toques no ecrã tátil do smartphone. Assim, ao descreverem a ocorrência, é gerada, automaticamente, uma mensagem SMS, contendo os códigos que correspondem à situação relatada, bem como as coordenadas geográficas do local, o que irá estabelecer um canal de contacto com os serviços de assistência em viagem, que tomam conhecimento da ocorrência e podem agir de imediato perante a situação.

Para mais Informações contactar:

Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD

259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt