A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinou com a Fundação INATEL um protocolo de cooperação, que visa a promoção de iniciativas conjuntas e de parcerias no desenvolvimento de estudos e ações de ensino e formação.
Ao abrigo deste protocolo, a INATEL facultará à comunidade académica da UTAD (trabalhadores em geral e estudantes) condições preferenciais e descontos no acesso às suas atividades, nomeadamente em atividades de turismo (utilização de unidades hoteleiras, parques de campismo, excursões e viagens programadas), atividades desportivas, culturais e de formação. Por sua vez, a UTAD compromete-se a divulgar junto da comunidade académica, as actividades, programas e produtos da INATEL, facultar as instalações universitárias para a realização de eventos daquela instituição ou em conjunto com a Universidade, conceder aos beneficiários, associados ou colaboradores da INATEL descontos nas propinas da primeira inscrição em diversos cursos (Ciências do Ambiente, Engenharia Florestal e Engenharia Civil). Por outro lado, serão elaborados convénios específicos para intercâmbio de investigadores e técnicos, ações de formação, produção de publicações, assim como para realização de estágios e formação em contexto de trabalho dos estudantes dos cursos da UTAD.