Dado o impacto positivo da primeira iniciativa, no próximo mês outubro dará início na cidade de Vila Real a 2ª edição do projeto Diabetes em Movimento®, um programa de exercício físico direcionado para pessoas com diabetes tipo 2.
Este programa de intervenção comunitária é desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e a sua implementação na cidade de Vila Real resulta de uma parceria entre a UTAD, a Câmara Municipal de Vila Real, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão e Douro Norte.
As sessões de exercício decorrerão de 2ª a 6ª feira, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, e serão monitorizadas por recursos humanos do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, e da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real da UTAD.
As pessoas com diabetes tipo 2 residentes no concelho, e que estejam interessadas em participar neste programa, devem contactar o seu médico ou enfermeiro, quer no Hospital de Vila Real, quer nos Centros de Saúde da cidade (USF Corgo, USF Nuno Grande, USF Fénix, USF Nova Mateus e UCSP Mateus), para serem informadas das condições de participação.
Esta iniciativa é gratuita e decorrerá até maio de 2016.
Para além do apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Direção-Geral da Saúde, este projeto conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, e da Sociedade Europeia de Medicina do Estilo de Vida.
Pretende-se, assim, contribuir ativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população com diabetes, que em Portugal está estimada em cerca de 1 milhão de pessoas.
 Mais informações [VER]