Aproveitando a atual exposição temporária patente ao público no Museu de Geologia Fernando Real denominada “Evolução da Cartografia Geológica: Materiais e Métodos”, o Museu de Geologia Fernando Real e o Departamento de Geologia da UTAD realizaram o Workshop “Cartografia Geológica no Campus da UTAD”, no dia 16 de outubro, com a duração aproximada de quatro horas e com certificação pelo Gabinete de Formação da UTAD – GFORM.
Este evento, destinado a alunos e professores, bem como ao público em geral, contou com participação de quatro professores do Ensino Secundário e de seis alunos da UTAD, e permitiu uma abordagem às metodologias usadas na cartografia geológica e a divulgação do substrato geológico do Campus da UTAD.
Esta iniciativa promovida por docentes do Departamento de Geologia repetir-se-á noutras oportunidades, em contexto de ensino ou enquadrado em visitas ao Campus, dadas as potencialidades didáticas do trajeto definido.
A 16 de outubro os Serviços Geológicos dos Estados Unidos celebram o dia do Mapa Geológico, celebração que ocorre também em vários países da Europa.
Os mapas geológicos têm grande importância para a Sociedade, pois são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de qualquer país. Além de fornecerem informação de base sobre a geologia do seu subsolo, permitem estimar as potencialidades em recursos, correspondendo por isso, a um instrumento fundamental no ordenamento do território, em todas as suas vertentes – económica, ambiental e social.