[Imprimir]
Anualmente, os Serviços de Ação Social da UTAD assinalam o dia Mundial da Alimentação de acordo com as orientações das Nações Unidas e da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations).


O contributo dado por toda a comunidade académica da UTAD traduz-se na doação das refeições não vendidas, servidas nos refeitórios dos SASUTAD que, colocadas em contentores próprios, são transportadas pela CARITAS de Vila Real, para alimentar parte das famílias e dos indivíduos apoiados no âmbito da intervenção social desta organização.

Os SASUTAD iniciaram as doações em 2011 tendo sido já disponibilizadas mais de 6.800 refeições confecionadas e mais de 20.000 doses de sopa.

No ano de 2015, prevê-se que os SASUTAD contribuíam com cerca de 250.000 refeições sociais. As sobras doadas representam menos de 2% da totalidade de refeições servidas, contribuindo, no entanto, para enfrentar a fome e combater o desperdício.

FAO – Dia Mundial da Alimentação

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:​​​

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  •  Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  •  Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  •  Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • ​ Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.