Partilhe

[Imprimir]

 

A UTAD foi palco de um encontro de dirigentes associativos do Norte e do Centro de Portugal, apostados em unir esforços rumo à internacionalização. O Encontro, designado “Norte e Centro de Portugal nos Caminhos da Internacionalização”, foi organizado pela UTAD em conjunto com a Associação de Empresários Turismo do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO) e decorreu a 28 de outubro, na Biblioteca Central da UTAD.

Como objetivo principal, este evento pretendeu afirmar o papel das Associações e dos empresários das duas grandes regiões na dinâmica exportadora portuguesa, elegendo como estratégia comum o desenvolvimento do turismo e da indústria agro-alimentar. Em conjunto, pretendem construir um modelo/guião transversal que simplifique e sirva esse propósito, contemplando os procedimentos e compromissos públicos e privados inerentes.

Conscientes de que as exportações assumem, no contexto da sociedade e da economia portuguesa, uma acrescida importância, contribuindo para os objetivos de crescimento da economia, os organizadores do encontro reconhecem também que as Associações têm um “histórico” notável em matéria de internacionalização, traduzido em conhecimento, relações de proximidade, vontade e ambição, que desejam acentuar na sua intervenção em prol do País e do tecido empresarial que representam. De resto, o movimento associativo vem desempenhado já um papel relevante na promoção externa dos produtos gerados pelas empresas associadas, facilitando o acesso a mercados estratégicos, aligeirando procedimentos e diminuindo custos operacionais.

O encontro tornou evidentes alguns dos desafios da internacionalização, como a baixa capacidade de negociação das empresas, a sua reduzida dimensão produtiva e o pouco conhecimento dos mercados internacionais; deu a conhecer experiências e iniciativas, das associações, empresas e tecido institucional; e apontou fatores críticos para o sucesso neste campo, com destaque para o reforço da cooperação e trabalho em parceria, um melhor conhecimento das diferentes dimensões dos mercados e a qualificação dos empresários e técnicos associativos.

Neste evento estiveram presentes vários representantes das organizações ligadas ao Turismo e ao Sector agroalimentar, entre elas o IAPMEI; a Agência Regional de Promoção Turística do Porto e Norte de Portugal; Turismo de Portugal, IP; Associação Industrial de Aveiro; Adega Cooperativa de Vila Real; AICEP; Comunidade Intermunicipal do Douro e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte.