Estando ciente de que quando tomou posse a estratégia de comunicação da Associação Académica da AUTAD (AAUTAD) era fraca e o conteúdo partilhado não chegava a todos os estudantes, a atual Direção da AAUTAD concluiu que urgia a implementação de uma nova estratégia. Segundo André Coelho, “essa teria inevitavelmente de culminar na criação de um novo site, pois aquele que até então existia revelava-se cada vez menos funcional, apelativo e atrativo. Mas havia uma meta ambiciosa que se destacava de qualquer outra, uma meta que a atingir seria um marco histórico inigualável: a criação de uma plataforma que fosse acessível também a pessoas com necessidades especiais, independentemente das suas limitações. Hoje enchemo-nos de orgulho porque não só atingimos tal meta como o fizemos à frente de todas as outras Academias do país, somos a primeira e única Associação Académica detentora de um site com tal característica”.
O mesmo, acrescenta ainda que “contrastando com o antecessor, o novo site da AAUTAD, que vê agora a luz do dia, é dinâmico, organizado, funcional, atrativo, apelativo e permite uma comunicação bidirecional eficiente entre a Associação Académica e os estudantes. Na construção desta nova plataforma houve uma preocupação clara e constante para que a mesma fosse responsiva, de forma a possibilitar o acesso de forma eficaz ao seu conteúdo através de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Foram ainda tidas em conta as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web do W3C, com intuito de que, tal e qual já o referimos, TODOS os estudantes, independentemente das suas limitações, consigam aceder e utilizar as funcionalidades desta nova plataforma sem quaisquer restrições; só assim poderemos ser uma Associação Académica para TODOS”.
Com a criação do novo site da AAUTAD, alterou-se o endereço de URL para www.aautad.pt . O site antigo continuará online por mais algum tempo no mesmo endereço de URL, www.aautad.utad.pt , sem que sofra qualquer atualização.
Para finalizar, André Coelho, realça que “a atual Direção da AAUTAD pretende oferecer as condições necessárias para alcançar a inclusão de todos os Estudantes, tendo realizado já várias iniciativas com esse propósito. Foi nesse sentido que também foi criado recentemente o Gabinete de Inclusão Social (GIS) da AAUTAD, que é coordenado pelo Márcio Martins, Presidente de Mesa da Assembleia, aluno com formação em Engenharia de Reabilitação e vivência como pessoa com deficiência, e tem como funções promover a inclusão no contexto académico, visando a igualdade de oportunidades, e prestar apoio a estudantes, docentes e outros trabalhadores com deficiência, necessidades especiais e carências económicas”.
Fonte: AAUTAD