1

Dia Aberto nas Empresas

 

 

“Como se organizam as empresas” foi o mote que orientou a visita dos alunos da UTAD a empresas da cidade de Vila Real.
Decorreu a 30 de Outubro a iniciativa do Consórcio Maior Empregabilidade “Dia Aberto nas Empresas”. Esta iniciativa consiste num dia de interação entre estudantes e empresas “para um melhor conhecimento do mercado de trabalho numa instituição empregadora”. Neste sentido, empresas de todo o país receberam alunos mostrando-lhes a sua atividade e organização, dando-lhes também a oportunidade de descobrir gostos e vocações fundamentais para o seu futuro. A nível nacional esta iniciativa mobilizou mais de 3.500 alunos.
A UTAD, como membro integrante do consórcio, promoveu junto dos seus alunos a iniciativa e levou cerca de 100 alunos, das mais diversas formações e graus, a visitar nove empresas e organizações da cidade de Vila Real. In loco, os alunos puderam verificar como as empresas se organizam, como fazem os seus processos de recrutamento e acima de tudo quais as competências e atitudes que estes empregadores mais valorizam no momento da contratação.
Foram visitadas as empresas e organizações: RODONORTE (ligada a transportes públicos), MINFO (gráfica e venda de material electrónico e de informática), Sousacamp (multinacional portuguesas ligada à produção de cogumelos), Águas de Portugal (entidade regional de gestão dos sistemas de abastecimento em alta de toda a região Norte), KATHREIN Automotive (multinacional alemã ligada à produção de componentes electrónicos para automóveis), Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (ligado à gestão dos Hospitais de Vila Real, Lamego, Régua e Chaves), Centro Comercial Dolce Vita Douro (gestão do Centro comercial), Hotel Miracorgo (gestão hoteleira e eventos) e o Centro Social Paroquial de Mateus (IPSS de ação social).
Nestas instituições os alunos tiveram a oportunidade de verificar o trabalho desenvolvido, os aspetos tecnológicos e processuais que as instituições utilizam, bem como saber, por parte dos responsáveis pelos Recursos Humanos, os aspetos a ter em consideração num concurso a propostas de trabalho.