[Imprimir]
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real, o Regia-Douro Park e o Centro de Ciência de Vila Real oferecem um programa inovador de divulgação de Ciência e Tecnologia à comunidade. Trata-se da Semana da Ciência e Tecnologia 2015 que vai decorrer de 23 a 29 de novembro, em Vila Real.
O objetivo é abrir as portas ao público e oferecer oportunidades de “observação científica e de contato pessoal com especialistas de diferentes áreas de conhecimento”. Neste sentido, a UTAD preparou um programa de iniciativas que irão decorrer não apenas no campus da Universidade, mas também em outros locais da cidade como o Regia-Douro Park e o Centro de Ciência de Vila Real, onde o público terá a oportunidade de assistir e participar em colóquios, conferências, exposições, workshops, jogos, experiências e demonstrações.
Das temáticas previstas nesta Semana da Ciência e Tecnologia, vão cruzar-se as várias e diferentes atividades e projetos de investigação em curso na UTAD, como o papel das plantas na reparação do DNA; os cuidados a ter com as espiroquetas; conhecer os minerais através dos selos; visitar um laboratório de diagnóstico médico-veterinário; saber como funciona uma plataforma digital para pessoas cegas; utilizar um ginásio virtual 3D, entre muitas outras atividades.
Ainda no âmbito desta Semana, decorrerá no dia 25, na sala de exposições da Biblioteca Central da UTAD, uma conferência por Miguel Real intitulada “Luz e Literatura a primeira narrativa” e no dia 27, no Auditório de Geociências, terá lugar a conferência de abertura do Seminário Mateus DOC X, sobre Globalização, realizada em colaboração com o Instituto Internacional da Casa de Mateus, e que contará com os contributos do Embaixador João Vieira de Almeida e dos Professores Miguel Poiares Maduro e Rui Tavares.
Programa e mais informação [VER​]