​​
O ESNOlympics é um evento da Associação Erasmus Student Portugal, ESN Portugal, que tem como fim a promoção da interação dos estudantes internacionais através da linguagem universal do desporto. Trata-se de um evento nacional que reúne, todos os anos, equipas de estudantes das secções ESN de todo o país, em torneios de três modalidades desportivas, num sistema rotativo de eleição do local de organização do mesmo, sendo a multiculturalidade, fairplay e convívio os pilares onde se assenta o conceito.
Depois de Lisboa, Porto e Coimbra, a quarta edição do ESNOlympics ocorrerá em Vila Real nos dias 13, 14 e 15 de Novembro, inserindo uma “lufada de ar fresco” ao conceito com o alargamento do evento para três dias e implementando um programa cultural e social recheado.
Contando com cerca de 120 participantes de diversas nacionalidades, juntar-se-á ainda uma equipa convidada diretamente de Huelva, Espanha, promovendo a cooperação que tem vindo a ser fortemente estabelecida entre a ESN Portugal e a ESN Espanha.
As modalidades oficiais para este ano são o basquetebol, o futsal e o voleibol, mas não será ditado unicamente por estes desportos. Uma demonstração de rugby da equipa de Trás-os-Montes e Alto Douro e jogos tradicionais serão mais umas das dinâmicas que estes estudantes vão poder experimentar.
Atividades de cariz social estarão também em foco, com a participação e integração de um grupo de crianças e jovens institucionalizados que terão, e proporcionarão, a oportunidade de conviver com várias nacionalidades e culturas. Foram ainda reunidos esforços para contar com a presença da equipa de basquetebol adaptado de Braga. Estas e outras atividades estarão sobre o domínio dos projetos da rede ESN como ExchangeAbility, Mov’in Europe e SocialErasmus, com o intuito de consciencializar estes estudantes e trazer uma dinâmica mais real e abrangente conectada ao desporto.
Não obstante, haverá ainda tempo reservado na agenda para a interação com a comunidade e dar a conhecer a cultura e região transmontana.
A equipa vencedora garantirá presença no “Erasmus National Meeting”, outro evento nacional da ESN Portugal, juntando-se a outros 900 participantes na região Algarvia num clima de descontração, sol e boa disposição.
Fotografias da edição anterior podem ser aqui encontradas [VER]
Para mais informação:
Sara Sarmento Communication Manager da ESN Portugal