Partilhe

[Imprimir]

No passado dia 10 de novembro decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa o evento de celebração do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Integrado nas comemorações dos 70 anos da UNESCO, contou com a participação daqueles que, em Portugal, têm trabalhado em articulação com o Setor das Ciências da Comissão Nacional da UNESCO. O programa foi preenchido com a apresentação ao público dos objetivos e trabalhos dos diferentes comités e fora nacionais. Os professores da UTAD, Artur Sá e Ronaldo Gabriel, apresentaram a nova Cátedra UNESCO “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis” que ficará sediada na UTAD.

No foyer do pavilhão marcaram presença stands representativos dos Geoparques, Reservas da Biosfera e instituições que têm colaborado ativamente na promoção e divulgação dos programas científicos da UNESCO. Durante todo o dia os visitantes puderam observar a realidade destas iniciativas, experienciar diversas atividades de caráter científico e até degustar um conjunto de produtos tradicionais provenientes dos Geoparques e Reservas da Biosfera. Esta celebração terminou com uma gala no Teatro Nacional de S. Carlos.

Aprovado o novo Programa “Geoparques Mundiais da UNESCO”

No decurso da 38ª Assembleia Geral da UNESCO e, durante os trabalhos da Comissão de Ciência, ocorridos nos dias 9 e 10 de novembro, foi discutido o novo Programa Científico “International Geosciences and Geoparks Programme”, que permitirá a criação da nova designação de “Geoparques Globais da UNESCO ” e a redesignação de todos os 120 Geoparques Globais, atualmente existentes como Geoparques Mundiais da UNESCO.

A representação portuguesa na Assembleia Geral da UNESCO contou oficialmente com a presença do do professor Artur Sá, do Departamento de Geologia da UTAD, como Presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências e perito internacional para os geoparques.

No final da discussão e após votação foi aprovado “por unanimidade e aclamação” este novo programa científico da UNESCO.