1

Organização sem fins lucrativos vai apoiar Serviço de Análise de Triquinella em carne de Javali

​​
A organização sem fins lucrativos SCI Lusitania Chapter​ vai apoiar financeiramente a criação do Serviço de Análise de Triquinella em carne de Javali a implementar no Laboratório de Tecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar da UTAD.
A proposta foi apresentada por Madalena Vieira-Pinto, especialista em inspeção sanitária da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD, à SCI Lusitania Chapter e visa fornecer um serviço de análise de Triquinella em carne de Javali com vista à utilização pelos caçadores de forma expedita.
A triquinelose é uma doença parasitária causada por nematodes (vermes cilíndricos) que pode afetar não apenas o Javali, mas também uma ampla variedade de animais e mesmo o homem, através do consumo de carne de animais parasitados.
Assim, o objetivo é “criar um serviço de análises de amostras de músculo de javali para despiste desta parasitose e que permita o envio de uma resposta rápida ao caçador antes do consumo das peças de caça”.
A SCI Lusitania Chapter  é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a Proteção, Conservação e Defesa da Natureza e da Fauna Selvagem; Dignificar a imagem ética e responsável do caçador junto da sociedade e Projetar e integrar Portugal no mundo da Caça Internacional.