No âmbito das celebrações do Ensino Superior em Vila Real, a UTAD assinalou os 40 anos da primeira aula do Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR).

A sessão evocativa decorreu a 5 de dezembro no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, local onde há 40 anos foi ministrada a primeira aula de Biologia por José Manuel Torres Pereira, perante os 40 alunos dos três cursos.

Numa sessão muito emotiva, primeiros estudantes, docentes, dirigentes e trabalhadores à época recordaram os primeiros tempos daquela que viria a ser uma Universidade de referência na Região e no País.

O Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, na sua intervenção salientou a homenagem ao longo deste último ano à “Cidade de Vila Real, às suas gentes e a toda a região do interior Norte que, desde sempre, colocaram a sua hospitalidade ao dispor da academia. As comemorações permitiram expressar o reconhecimento a todos os que, ao longo de quatro décadas, acreditaram nesta instituição e no seu papel no desenvolvimento da cidade”.

Luís Torres Pereira recordou o seu pai, primeiro docente e mais tarde Reitor da UTAD, e contou algumas peripécias da instalação da família em Vila Real, cidade que o seu pai decidiu que seria “escolha definitiva”.

Cardoso Simões, um dos elementos da primeira comissão instaladora do IPVR, recordou alguns episódios responsáveis pela criação do IPVR e também das negociações para a aquisição da Quinta de Prados, que viria a ser o centro do campus universitário e que é atualmente um dos maiores jardins botânicos da Europa.

Também os primeiros estudantes recordaram esse dia e contaram algumas histórias que marcaram esses tempos. E, apesar de não terem consciência de que aquele dia seria histórico, foram unanimes em afirmar a importância da criação do IPVR para o desenvolvimento da cidade e da Região.

Para marcar a data, foi ainda descerrada uma placa na sala onde foi realizada a primeira aula, há 40 anos.

Com esta sessão a UTAD encerrou as comemorações dos 40 anos de Ensino Superior em Vila Real, iniciadas a 2 de março de 2014, numa cerimónia que evocou a tomada de posse da primeira Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Vila Real.