Partilhe

[Imprimir]

Pedro José Santana Ribeiro Magalhães, licenciado em Genética e Biotecnologia e Mestre em Biotecnologia para as Ciências da Saúde na UTAD, foi recentemente distinguido com uma Bolsa de Doutoramento Marie Sklodowska Curie Innovative Training Network.

Este investigador desenvolveu a sua dissertação de mestrado, intitulada “Identificação e sequenciação da acetilase mediada pelo plasmídeo recombinante pMdT1 em Escherichia coli”, na Unidade de Genómica Funcional e Proteómica sob a orientação do docente e investigador da UTAD, Gilberto Igrejas, em cooperação com o Grupo Bioscope da Universidade Nova de Lisboa e o INRA, Clermont-Ferrand (França), que permitiu a identificação e sequenciação de proteínas por técnicas moleculares avançadas, designadamente por electroforese bidimensional, espetrometria de massa e a utilização de ferramentas bioinformáticas.

A Bolsa Marie Sklodowska Curie Innovative Training Network obtida está inserida no projeto RENALTRACT, e intitula-se “Unravelling molecular basis of normal and abnormal renal tract: a proteomic approach”. A totalidade do projeto irá ser desenvolvido na empresa Mosaiques Diagnostics, em Hannover (Alemanha), durante 3 anos. Este programa de doutoramento pretende identificar novos biomarcadores do trato renal em amostras de urina, através de metodologias proteómicas.