Partilhe

[Imprimir]
Entre 26 e 27 de novembro, realizou-se em Pontevedra o Encontro Internacional de Cooperação Internacional Universitária para o Desenvolvimento- Galiza – Norte de Portugal.
Este encontro reuniu especialistas representantes das universidades da Galiza e do Norte de Portugal, e teve como objetivo dar a conhecer as experiências de cada uma das instituições na área da cooperação para o desenvolvimento, quer nacional quer internacional. A UTAD foi representada por António Serôdio, docente da área do desporto que tem colaborado em projetos no continente africano, e por Luzia Oca, docente da área das ciências sociais que tem trabalhado em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.
As instituições galegas estão organizadas entre si, trocando experiências e realizando projetos em comum, que submetem para financiamento a organismos nacionais e europeus. Por outro lado, a Junta da Galiza tem autonomia para fazer projetos nesta área e concorre aos programas europeus de uma forma autónoma, estando as instituições galegas mais apoiadas, uma vez que a Junta tem uma estrutura orgânica ligada às relações externas ao nível de uma Subdireção Geral de Cooperação Exterior.
As prioridades destas instituições centram-se no mundo rural e nas pescas e, em 2014, as Universidades galegas receberam fundos no valor de 335 mil € para os projetos individuais e de 550 mil € para os projetos conjuntos, desenvolvendo a cooperação, sobretudo, com países da América Latina, Moçambique e Cabo Verde.
Por outro lado, as Universidades do Norte de Portugal trabalham de uma forma isolada, sem ações comuns, centrando a sua atividade em projetos teóricos ou na formação ligada ao ensino. Apenas na UTAD, ainda que através de projetos de docentes isolados, acompanha os projetos no local de implementação, desenvolvendo uma relação de proximidades com os agentes de terreno.
Vídeo do evento [VER​]