Logo: aautad

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) vai organizar o Campeonato Mundial Universitário de Corfebol de 2018.
A AAUTAD candidatou-se pela primeira vez a uma organização desta natureza e dimensão, tendo conseguido a aprovação por parte da FISU- International University Sports Federation, entidade responsável pela organização dos campeonatos mundiais universitários.
Segundo André Coelho, presidente da AAUTAD, este é um “feito histórico” para a associação, que nunca tinha entregue uma candidatura a um organismo internacional.
“Se já a candidatura por si só é histórica, o facto de termos conseguido a sua aprovação é sinónimo de um marco na história dos vinte e sete anos desta associação”, referiu o dirigente.
Quanto à organização do Campeonato, esta será assegurada por uma comissão executiva, uma vez que o evento realiza-se em 2018 e os mandatos para os órgãos sociais da AAUTAD são de um ano, ou seja, não será esta a direção que vai estar à frente da associação no momento dos jogos.
A comissão executiva será constituída por elementos da reitoria da UTAD, dos Serviços de Ação Social da UTAD e pela AAUTAD, sendo que será presidida por André Coelho.
“Com esta candidatura estamos a afirmar a aposta da AAUTAD no desporto universitário, fidelizando e comprometendo as próximas direções a este mesmo propósito”, referiu André Coelho.
Para a realização do Campeonato, a AAUTAD pretende utilizar o pavilhão Municipal de Desportos de Vila Real e a Nave dos Desportos da UTAD, espaços que irão receber doze equipas, esperando-se a presença 500 participantes, entre atletas, equipas técnicas, árbitros e restantes membros da organização, que irão ficar instalados, na sua maioria, nas Residências Universitárias da UTAD.
O corfebol é um desporto coletivo jogado por equipas que albergam elementos femininos e masculinos, que é habitualmente descrito como uma mistura entre andebol e basquetebol.
Para a realização desta candidatura, a AAUTAD contou com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário (F.A.D.U), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Serviços Sociais da UTAD, Federação Portuguesa de Corfebol, Câmara Municipal de Vila Real e o Governo de Portugal, através da Secretaria de Estado da Juventude.
Fonte:AAUTAD