Foto: Investigadores da UTAD/INESCTEC obtêm Best Paper Award em conferência na Arábia Saudita
[Imprimir]
Os investigadores Hugo Paredes, Hugo Fernandes, André Sousa, Vítor Filipe e João Barroso docentes da UTAD/INESCTEC, obtiveram Best Paper Award  na conferência RACS-2015 que se realizou de 30 de Novembro a 1 de Dezembro, na Universidade de Hail, Arábia Saudita com o artigo “Pervasive Crowd Mapping for Dynamic Environments”.
Este artigo apresenta um modelo que conjuga inteligência computacional e computação humana para reconhecimento em tempo real do ambiente e dos seus obstáculos, partilhando esta informação entre utilizadores e notificando-os dos perigos temporários.
Aqui, é proposto um modelo conceptual baseado na aquisição passiva de dados de sensores utilizados no dia a dia (smartphone, smartwatch, smartglasses, fitness trackers), que combina os dados adquiridos e correlacionando-os com padrões conhecidos associados a obstáculos e perigos. A validação e atualização da informação é garantida por mecanismos de retroalimentação que recorrendo a interações mínimas com os utilizadores permitem verificar a permanência/existência dos obstáculos.
Esta contribuição surge da experiência acumulada na investigação e desenvolvimento de soluções de navegação para cegos e integra-se numa estratégia de melhoria da autonomia de cegos que tem vindo a ser explorada pelo este grupo de investigação.
É expectável que a introdução de uma implementação de referência do modelo conceptual apresentado venha a melhorar a autonomia, experiência de navegação e orientação de cegos.