Foto: UTAD consolida situação de equilibro orçamental e aposta na investigação
[Imprimir]
A UTAD através do CETRAD está a colaborar no projeto Projeto Erasmus+ INCUB TRAINING com a preparação e elaboração dum “guia de treino para a criação do próprio negócio”. Este guia vai disponibilizar módulos respeitantes a diferentes aspetos administrativos, financeiros e técnicos, destinados a melhorar as competências de quem pretende criar o seu próprio negócio.
O projeto INCUB TRAINING é um projeto internacional que pretende contribuir para promover a articulação e a capacitação de agentes e entidades envolvidos no desenvolvimento do empreendedorismo, disponibilizando aos públicos-alvo ferramentas para melhorar as suas competências, com o objetivo de  se inserir mais facilmente no mercado de trabalho, através do desenvolvimento de negócios próprios. Este projeto resulta duma parceria internacional entre a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega ADRAT (Portugal), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), a  BRAINPLUS (Áustria), a BDA (Bulgária), a Meath Partnership (Irlanda) e a Câmara de Comercio de Oviedo (Espanha).
Os módulos previstos neste guia a elaborar pela UTAD são 10 e têm como temas centrais ser um empreendedor, criatividade e inovação, estratégia e modelo de negócio, análise de mercado (clientes e concorrentes), plano de marketing, logística do negócio, sistemas de informação e negócios digitais, gestão de recursos humanos, enquadramento jurídico e fiscal do negócio e análise económico-financeira.
O guia terá versões nas línguas dos parceiros envolvidos e será disponibilizado online na plataforma de e-learning INCUB que pode ser acedida por utilizadores e beneficiários.
Para atingir os objetivos de melhorar as competências técnicas e profissionais do público-alvo identificado pelo projeto INCUB TRAINING estão previstos um conjunto de workshops internacionais e locais dedicados à disseminação da plataforma INCUB e dos seus conteúdos. A UTAD organizará, em Fevereiro de 2016, um desses workshops locais, com o objetivo de atrair principalmente estudantes do ensino superior para a plataforma INCUB e envolver os utilizadores/beneficiários nas atividades de aprendizagem/treino e nos conteúdos proporcionados pela plataforma INCUB.
Através do endereço www.incubtraining.org, é possível aceder à informação relevante sobre o projeto INCUB TRAINING e à plataforma de aprendizagem INCUB, onde os utilizadores poderão consultar os conteúdos disponibilizados e frequentar as ofertas de formação.
Iniciado no final de 2014, este projeto Erasmus+ tem como objetivos específicos incentivar e desenvolver uma aprendizagem colaborativa e pensamento crítico, promover metodologias de aprendizagem aberta e flexível, criar e implementar uma plataforma de e-learning e melhorar a formação e as capacidades profissionais, especialmente em áreas de desenvolvimento estratégico (como criação de empresas e emprego jovem), gestão organizacional e internacionalização.