Foto: Grupo Marketing Challenge 2015

Um grupo de alunos de mestrado e licenciatura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), constituído por Stefanie Cruz, Patrícia Vinhais, Sara Lourenço de Ciências da Comunicação e Moisés Paiva de Comunicação e Multimédia, orientados pelo docente e investigador da UTAD, Mário Sérgio Teixeira, venceram o Prémio ADRVT Marketing Challenge 2015, um concurso promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.
Este prémio visa o desenvolvimento de planos de marketing e comunicação orientados à região que acolhe o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT). Os projetos foram apresentados a 16 de dezembro, em Mirandela, tendo o projeto da UTAD “Tua Terra” sido o vencedor com um prémio financeiro de cinco mil euros.
O projeto apresentado a concurso pela equipa da UTAD, contempla um Plano de Marketing e Comunicação para o Parque Natural Regional do Vale do Tua e o objetivo principal é a promoção e a divulgação deste Parque de “forma sustentável e equilibrada sem esquecer o património e a população do território associado ao mesmo”.
Assim, foram analisadas as competências e os recursos do Parque e da região e realizada uma breve abordagem dos recursos disponíveis. Foi ainda avaliada a envolvente externa, tendo em conta o que “pode condicionar positiva e negativamente o Parque, em termos económicos, políticos, socioculturais e tecnológicos”.
Foram apresentadas “ideias sustentáveis e inovadoras para atrair turistas, fixar moradores e trazer novos negócios e, consequentemente, lucro para a região”. Ao nível da comunicação, foi tida em conta a missão do PNRVT, e pensado um slogan “O Douro nasce na Tua Terra”, referência ao Vale do Tua e que pode atrair turistas pela ligação ao Douro. Foi pensada, também, uma mascote alusiva ao parque – o verdemã-do-norte, peixe característico da região – entre outras propostas.
O Prémio ADRVT Marketing Challenge 2015 é uma iniciativa da ADRVT, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da Licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado (1º e 2º ciclo). Segundo Artur Cascarejo, Diretor da ADRVT, este desafio lançado às Instituições de Ensino Superior visou o envolvimento dos jovens da região com o Parque Natural, tendo os projetos apresentados “ultrapassado as melhores expetativas”.