Foto: Encontro “Casos e acasos na Patologia”

Na linha de investigação em Patologia e Clinica do CECAV, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Patologia Animal, realizou-se a 16 de janeiro, um encontro denominado “Casos e Acasos em Patologia”.
Diariamente, na rotina de diagnóstico, surgem casos que levantam dúvidas e que só o diálogo com colegas mais experientes pode ajudar. Por vezes aparecem como acasos e muitas vezes são raridades que nos permitem fazer a sua divulgação através da sua publicação científica. Este foi estímulo para este encontro com esses acasos e com as dúvidas que surgem diariamente e “que gostamos de partilhar e discutir com os nossos pares de todo o país”, refere a organização.
O encontro realizado foi associado à oportunidade de experimentar um digitalizador de lâminas Nanozoomer SQ, da empresa Hamamatsu, que permitiu ter ao vivo uma imagem histológica, como se de um microscópio se tratasse. Esta digitalização permitiu maior discussão e imagem real dos casos.
Presentes estiveram docentes e investigadores de Évora, Lisboa, Porto e Vila Real, Patologistas de instituições públicas e privadas, de diagnóstico e investigação, assim como alguns alunos de Medicina Veterinária e de Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. O encontro revelou-se proveitoso para a discussão e apresentação dos casos, nomeadamente de experimentação animal e de matadouro sob a forma de poster.
Foram convidados do encontro Fernanda Seixas (UTAD), Fátima Gärtner (ICBAS/IPATIMUP), Madalena Monteiro (INIAV Lisboa), Cristina Ochôa (INIAV Vairão) e Sandra Branco (UÉvora). Foi realizada uma mesa redonda sobre responsabilidade no diagnóstico e outros problemas de ética no serviço de Anatomia Patológica com Pedro Faísca, da Universidade Lusófona de Lisboa e presidente da SPPA, Carlos Viegas da UTAD e ainda o presidente cessante do Conselho Deontológico da OMV.
O seminário contou ativamente com a intervenção de todos os presentes, saindo deste encontro a diretiva de, em colaboração com a SPPA, ser elaborado um documento com as linhas principais de atuação do Patologista Veterinário para uniformização da área de serviços.