Foto: Romeu Mendes
[Imprimir]
Romeu Mendes, docente e investigador do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde da UTAD, viu o seu estudo sobre doentes com diabetes destacado pela Reuters Health a 9 de janeiro, tendo como fonte um artigo publicado no mês anterior no British Journal of Sports Medicine.
 
Recorde-se que “Diabetes em Movimento”, o projeto liderado pelo investigador da UTAD e também médico, é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, um dos principais problemas de saúde pública em Portugal. Este projeto é desenvolvido na cidade de Vila Real desde 2014, numa parceria entre o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, a UTAD, o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão e Douro Norte, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Camara Municipal de Vila Real.
Para definir a dose de exercício mais adequada ao tratamento da diabetes tipo 2, os investigadores deste projeto realizaram uma revisão exaustiva da literatura científica, que resultou numa síntese das principais recomendações internacionais nesta área. Este trabalho foi publicado numa das melhores revistas científicas do mundo na área das Ciências do Desporto – o British Journal of Sports Medicine. O Diabetes em Movimento tem atualmente cerca de 100 participantes e tem sido uma incubadora de projetos científicos de alunos de Ciências do Desporto e de Enfermagem da UTAD.