Logo: aautad

Milhares de estudantes e populares participaram numa das maiores festas de carnaval de toda a região transmontana. Trata-se do Arraial de Carnaval da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), que se realiza todos os anos no pavilhão da NERVIR, em Vila Real.
O Arraial de Carnaval da AAUTAD é singular, uma vez que mistura o ambiente académico, no qual se destacam as “barraquinhas” de cursos decoradas a preceito, juntamente com a folia carnavalesca ao mais profundo estilo transmontano.
“Ao costume popular habitual das festas de Carnaval, nós juntamos a irreverência estudantil, criando uma festa única e incomparável no seu estilo ”, avançou André Coelho, presidente da AAUTAD.
Esta é uma das festas da região, senão a festa da região, em que mais gente aparece mascarada, uma vez que os estudantes da UTAD já têm enraizada a tradição de se mascarar, muitas das vezes com a imaginação a servir de fundo ao improviso, havendo até alunos que se disfarçam em conjunto, pelo que a AAUTAD realiza o Concurso de Máscaras.
“Este prémio serve para gratificar os melhores mas também para, de alguma forma, estimular a criatividade dos participantes, que todos os anos nos surpreendem com ideias engraçadas e diferentes do habitual”, referiu o dirigente académico.
A festa de Carnaval da AAUTAD foi precedida da final da Mostra do Caloiro, que ocorreu no mesmo espaço, na noite de domingo para segunda-feira.
Este é um cartaz “diferente”, uma vez que a AAUTAD optou por apostar na música eletrónica.
“No ano passado arriscamos ao mudar o estilo musical, optando por um ambiente de eletrónica, o que veio ao encontro ao desejo dos estudantes da académia, que preferem música mais atual” explicou André Coelho.
Este foi o culminar de uma série de atividades que realizadas ao longo do primeiro semestre e que visam “incentivar o convívio entre os caloiros dos diversos cursos e os restantes estudantes num ambiente de descontração”. Na final, os caloiros dos cursos finalistas competiram em diversas categorias como a performance artística, performance humorística, dança e canto entre outras.
Fonte: AAUTAD