Foi apresentada no passado dia 18 de fevereiro na UTAD a “Alter Ibi – associação transfronteiriça para o desenvolvimento”. Alter Ibi,  que significa Outra Terra (alter do latim = outra ; Ibi do Tupi  brasileiro = Terra), é um projeto que nasceu a 26 de Janeiro de 2016,  em Vila Nova de Foz Côa, e que resultou do encontro de portugueses e brasileiros. É uma associando diferente de muitas outras, principalmente, porque permite a pessoas de diferentes áreas​, a oportunidade de trocar ideias e experiências. Projetos, ideias ou vivências podem assim ser partilhadas e divulgadas e são bem-vindas, seja de profissionais ou amadores, de estudantes ou de apenas interessados.

A criação da Associação foi promovida por docentes da UTAD em conjunto com o aluno de mestrado Rui Tina Neto e conta já com o apoio de colegas de varias instituições nomeadamente do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de LIsboa, do Departamento de História de Arte da Universidade Nova, do IPMA (Portugal) e da Universidade de Salamanca (Espanha) Universidade Federal de Santa Catarina, IPHAN (Brasil), do Centro Camuno di Studi Preistorici e Cooperativa “Le Orme dell”Uomo (Itália) e do Project 4 Dimensions (UK/Brasil) e em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Mêda.

A Sessão contou com a presença do Presidente da Câmara da Mêda e pretendeu dar a conhecer a todos os interessados esta Associação e falar sobre projetos futuros.   Foram ainda apresentados  dois filmes curtos realizados no âmbito dos projectos  BIOBASE e CHAVE IN.