Foto: Águia de asa redonda

Devolução à Natureza de águias-d’asa-redonda
A 15 de fevereiro foi devolvida à Natureza uma águia-d’asa-redonda (Buteo buteo) na Escola Básica de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito de uma “Acção de sensibilização aos alunos do 4º ano” desenvolvida pela referida instituição.
Esta ave tinha sido entregue pela equipa do SEPNA de Vila Pouca de Aguiar, após ter sido encontrada ferida por um particular na localidade de Telões. No CRAS verificou-se através de uma radiografia que esta águia apresentava uma fratura de uma das asas que a tornava incapaz de voar. A sua recuperação incluiu tratamento médico e cirúrgico, alimentação e um período de musculação e de caça, em conjunto com outros indivíduos da mesma espécie.
Esta atividade contou com a presença de cerca de 30 alunos e respetivos professores.
As fotografias da devolução já se encontram disponíveis na nossa página de facebook [VER​]
Devolução à Natureza de Grifo

No dia 18 de Fevereiro foi devolvido à Natureza um Grifo (Gyps fulvus) em Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta), na presença de alguns particulares e vigilantes do PNDI. Este grifo deu entrada no CRAS no final do Verão, entregue pelos vigilantes do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), após ter sido encontrado num terreno descampado próximo da aldeia de Sendim (Miranda do Douro).