1

Celebrações do Dia do Doente Coronário

Banner: Dia do Doente Coronário
Ocorreu a 14 de fevereiro, em Vila Real, a comemoração do Dia Nacional do Doente Coronário, organizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação do Norte, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real, a Escola Superior de Enfermagem da UTAD e o Instituto Politécnico do Porto.
 
Esta iniciativa teve por objetivo promover a adesão a estilos de vida mais saudáveis, nomeadamente uma alimentação mais equilibrada e a prática de atividade física e também a realização de rastreios cardiovasculares e culminou com uma palestra sobre a temática “Alimentação no Amor e na Paixão”.
O Dia Nacional do Doente Coronário é comemorado com o Dia dos Namorados para “enaltecer a vivência de um coração saudável onde se guarda o mais belo sentimento que é o Amor”.
A insuficiência cardíaca crónica é uma doença provocada pelo estreitamento das artérias coronárias provocando um défice na irrigação do coração. Afeta, de uma forma aguda, cerca de 10 mil portugueses por ano, e as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase um terço da mortalidade total da população portuguesa, como refere a Fundação Portuguesa de Cardiologia.