Foto: Grupo projetos no CHTMAD

No âmbito da unidade curricular de Gestão Industrial, do segundo ano do Mestrado de Engenharia Mecânica da UTAD, em cooperação com a administração do CHTMAD, 12 alunos desenvolveram projetos de melhoria contínua no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), entre setembro de 2015 e janeiro de 2016.

O objetivo principal dos projetos foi desafiar os alunos a aplicarem os seus conhecimentos em ambiente profissional e desenvolverem as suas capacidades de trabalho em equipa e de resolução de problemas.
Divididos em equipas, os alunos intervieram em quatro serviços: Aprovisionamento, Bloco Operatório, Consulta Externa e Patologia Clínica. Com vista a aumentar a eficiência destes serviços, aplicaram e utilizaram várias técnicas e instrumentos (entre outros, Project charter, o ciclo PDCA, análise de processos, análise estatística, 5S do kaizen, análise de lay out, programação informática e desenho 3D, folha de resolução A3) que permitiram evidenciar caminhos para a redução de custos e melhoria da qualidade do serviço prestado.
Ao fim de um semestre de trabalho intenso com alguns projetos implementados e outros em fase de teste, os alunos tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência, apresentando publicamente os seus projetos ao conselho de administração do hospital, aos responsáveis dos serviços e aos profissionais de saúde envolvidos (assim como a outros profissionais externos), que muito elogiaram o desempenho dos alunos, evidenciando a importância deste tipo de colaboração e expressando o desejo de manter esta parceria com UTAD.
Tendo sido uma mais-valia para ambas as partes, os alunos consideram que “vivenciar esta experiência em âmbito profissional foi essencial para desenvolver capacidades técnicas e soft skills”.
Caroline Dominguez, docente responsável pela unidade curricular de Gestão Industrial, considera que os “objetivos pedagógicos foram ultrapassados e que foi um prazer acompanhar estes alunos que  mostraram que, além do objetivo académico, quando o trabalho tem utilidade, eles são capazes de fazer a diferença com grande entrega, motivação e profissionalismo”.